Você sabia que o Instituto da Longevidade produz boletins macroeconômicos que são disponibilizados em nosso portal? Ao acompanhar esses boletins, você encontra informações atualizadas e importantes sobre a macroeconomia do País. 

Mas o que é macroeconomia? Trata-se do ramo da economia que estuda, em escala global e por meios estatísticos e matemáticos, os fenômenos econômicos e sua distribuição em uma estrutura ou em um setor. Entram aí estudos sobre a renda nacional, a inflação, a taxa de juros, o nível da poupança e dos investimentos, etc.

Normalmente, esses dados parecem complicados de se entender porque são falados em “economês” na maior parte dos veículos, mas aqui no Instituto vamos começar a explicá-los de forma simples através da leitura dos nossos boletins macroeconômicos

Boletins macroeconômicos do Instituto de Longevidade Foto: Farizun Amrod Saad/ Shutterstock

Boletins macroeconômicos contêm dados importantes para a Longevidade Financeira

O Instituto de Longevidade produz, regularmente, boletins macroeconômicos sobre os principais índices da economia do país. Sabemos que o contexto macroeconômico tem um papel crucial na busca da Longevidade Financeira pelos indivíduos, por isso é importante entendê-lo.

Uma economia pujante e diversificada em seus setores cria mais e melhores oportunidades de trabalho e riqueza aos cidadãos; e podemos observar isso ao redor do globo. É importante também entender o que está acontecendo na economia para poder criar estratégias, investir corretamente, aumentar a reserva, buscar novas fontes de renda e etc.

Para gerar os boletins macroeconômicos, o Instituto monitora alguns índices. Vamos explicar cada um deles a seguir para você entender o que é acompanhado.

Índices monitorados pelo Instituto de Longevidade para a criação dos boletins macroeconômicos

PNAD (mensal e trimestral)

É a sigla de Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, produzida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice divulgado mensal e trimestralmente é a PNAD Contínua, que retrata a força de trabalho brasileira nos aspectos de ocupação e salário. Um dos principais objetivos desse indicador é descobrir como a população economicamente ativa muda com o tempo, retratando demissões, recolocações e mudanças salariais.

Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)

A PMC também é divulgada pelo IBGE e acompanha a evolução do comércio varejista brasileiro em seus principais segmentos. Os dados que compõem o índice são cedidos por 6.157 empresas de diferentes pontos do Brasil que, todos os meses, respondem sobre as vendas realizadas no mês anterior. Supermercados, combustíveis, móveis e eletrodomésticos e equipamentos médicos são alguns dos segmentos que compõem o PMC. Há também o grupo de varejo ampliado, que abarca, além dos demais, as vendas de veículos e material de construção.

Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)

Aqui, a ideia é parecida com a do índice anterior, mas o foco é o setor de serviços. Um conjunto de empresas encaminha todos os meses ao IBGE sua receita. O critério é que a companhia tenha pelo menos 20 pessoas empregadas, que desempenhem um serviço não financeiro e não atuem nas áreas de saúde e educação. Entre os grupos analisados estão os serviços prestados às famílias, informação e comunicação, serviços administrativos e transportes, entre outros.

Pesquisa Industrial Mensal (PIM): 

Divulgada pelo IBGE, a PIM acompanha o desenvolvimento industrial do país. A periodicidade é mensal, e o IBGE colhe informações de três tipos de indústria: geral, extrativista e de transformação. Os dados, por sua vez, são agrupados em quatro subdivisões: bens de capital, bens de consumo duráveis, bens de consumo semi/não duráveis e bens intermediários.

Contas Nacionais e boletim Focus também são monitorados para os boletins macroeconômicos

Contas Nacionais Trimestrais (CNT): 

É divulgado pelo IBGE a cada três meses. Atrelado ao Sistema de Contas Nacional, o índice representa uma série de bens e serviços nacionais, tanto em valores quanto em volume. São eles os valores do Produto Interno Bruto, impostos, valor adicionado a preços básicos, valores de consumo pessoal e do governo, formação bruta de capital fixo, variação de estoques, exportações e importações de bens e serviços.

Boletim Focus: 

Trata-se de um relatório semanal do Banco Central do Brasil. Esse documento traz as projeções do mercado para a economia, com base em pesquisas realizadas por bancos, consultorias financeiras, corretoras de valores e instituições de ensino e pesquisa. É publicado toda segunda-feira no site oficial do Banco Central, com projeções para inflação, PIB e câmbio.

Índice de Atividade Econômica (IBC-BR): 

Calculado pelo Banco Central, avalia o ritmo de crescimento da economia brasileira com base na indústria, agropecuária e serviços. Divulgado todo mês, é utilizado pelo governo para elaborar a política monetária (que busca controlar a inflação por meio de instrumentos como a taxa básica de juros). Além disso, ele também auxilia na previsão do PIB.

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED): 

É o registro de admissões e demissões de empregados sob o regime CLT. Divulgado pelo Ministério do Trabalho, é utilizado como referência para a elaboração de estudos, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho. Além disso, também auxilia na tomada de decisão para ações governamentais na área.

Índices de preços:

Para produzir os boletins macroeconômicos, o Instituto da Longevidade também acompanha diversos índices de preços. Ou seja, índices que ajudam a entender, por exemplo, a inflação em produtos, serviços e setores diversos. Os índices acompanhados são: INPC, IPCA, IPCA-15, IGP-DI e IGP-M.

Preços de commodities: 

Além dos índices de preços, o Instituto acompanha os preços das commodities, mercadorias originárias do setor primário e que são comercializadas em grandes volumes no mercado internacional. Entre exemplos de commodities estão a soja, o petróleo e o minério de ferro.


 Associados do Instituto têm atendimento exclusivo no programa de Assistência do INSS. Conheça a iniciativa e se associe!


Leia também:

Inflação dos aposentados fica abaixo do IPCA em fevereiro 

Inflação oficial pode ter percepção diferente no dia a dia 

Novo Índice desenvolvido pelo Instituto de Longevidade é destaque na Folha de São Paulo

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: