O levantamento e análise de indicadores 50+ é algo que o Instituto de Longevidade realiza regularmente. O objetivo é gerar conhecimento sobre o contexto social e econômico e seus efeitos sobre a população com mais de 50 anos. 

Dessa forma, é possível realizar um acompanhamento do cenário de inflação, emprego e ocupação para esse público. 

O acompanhamento desses indicadores é possível especialmente por conta de recortes etários produzidos pelo Instituto. 

Mas você conhece os indicadores 50+ que são analisados e ficam à disposição no portal do Instituto de Longevidade? Confira!

Senhora acompanhando indicadores 50+ do Instituto

Foto: goodluz/ Shutterstock

Indicadores 50+ que você pode seguir

IPCA 50+

Um dos indicadores 50+ desenvolvidos pelo Instituto de Longevidade é o IPCA 50+. Trata-se de uma derivação do IPCA (Índice de preços ao consumidor amplo). Ou seja, ele mede a variação de preços nos produtos e serviços consumidos pela população 50+. 

Para desenvolver o IPCA 50+, o Instituto dá uma ponderação diferente para itens da cesta de consumo utilizada pelas famílias dos longevos. 

“Os hábitos de consumo das famílias cujo chefe tem 50 anos ou mais de idade são diferentes da população considerada pelo IPCA. Eles se concentram relativamente mais nos grupos “Saúde”, “Transportes”, “Comunicação” e “Artigos de residência”, explica Arnaldo Lima, diretor do Instituto de Longevidade MAG e criador do índice.

Ele afirma que, por outro lado, essa parcela da população despende relativamente menos em “Habitação”, “Educação”, “Alimentação” e “Despesas pessoais”. 

IPCA Aposentados

Outro dos indicadores 50+ acompanhados pelo Instituto é o IPCA Aposentados. A medição do índice considera a mesma variação de itens que fazem parte do IPCA. 

A diferença é que mede o aumento de preços para as famílias com ao menos um membro que recebe algum rendimento da aposentadoria.

Na medição da inflação dos aposentados, alguns grupos têm peso maior que outros. Isso porque os hábitos de consumo são diferentes dos da população considerada pelo IPCA. 

Nestes grupos, portanto, o peso dado para o cálculo da inflação dos aposentados é um pouco maior em comparação com o IPCA medido pelo IBGE.

Mercado de trabalho 50+

Sabemos que as pessoas estão vivendo mais e trabalhando cada vez mais tempo, por isso é importante entender como anda o mercado de trabalho para os longevos. No Instituto de Longevidade o mercado de trabalho 50+ também é acompanhado.

Um estudo desenvolvido busca utilizar dados da PNAD com um recorte etário da população. Ele traz um panorama completo sobre esses resultados , indicando como é a realidade atual do profissional 50+

CAGED 50+

Finalmente, outro dos indicadores 50+ acompanhados pelo Instituto de Longevidade é o CAGED 50+. Ele mede o número de vínculos empregatícios criados ou encerrados entre os 50+. Para isso, é feito um recorte nos dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Esse estudo permite entender quantas pessoas 50+ estão sendo contratadas ou desvinculadas de empregos formais. Também oferece um panorama sobre trabalho formal para pessoas dessa faixa etária. 


*Para saber mais e acompanhar os indicadores, acesse: Indicadores Macroeconômicos 50+ | Instituto de Longevidade


Leia também:

Inflação oficial pode ter percepção diferente no dia a dia 

"O mercado de trabalho para os 50+ engatinha, mas há bons exemplos", diz Daniela Diniz, do GPTW 

O etarismo no mercado de trabalho e suas consequências 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: