Os juros cobrados pelos bancos brasileiros são normalmente altíssimos e têm crescido cada vez mais em razão da situação econômica atual. Nos últimos 12 meses, até o mês de outubro, a taxa média cobrada pelas instituições bancárias foi de 42,4%. O dado pertence às Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas na última segunda-feira (28/11) pelo Banco Central.

Com relação aos empréstimos feitos para empresas, os juros cobrados pelos bancos foram, em média, de 23,5% ao ano. Isso significa uma alta de 0,5 ponto percentual no mês e de 4,6% em 12 meses. 

Já nas contratações feitas pelas famílias, os juros cobrados pelos bancos subiram 13,3 pontos percentuais em 12 meses e 2,6 pontos percentuais no mês. O custo médio chegou a 56,6% no ano. 

Senhora pensando no porquê os juros cobrados pelos bancos serem tão altos

Foto: Krakenimages.com/Shutterstock

Por que os juros cobrados pelos bancos têm aumentado?

A alta nos juros cobrados pelos bancos brasileiros é um reflexo da situação econômica atual, em que a taxa Selic está em seu maior nível desde janeiro de 2017: 13,75% ao ano. O ciclo de aumento na taxa básica de juros foi necessário para contenção da inflação no período pós pandemia.

Para 2023, o mercado não descarta a possibilidade dos juros aumentarem ainda mais. Isso se a inflação não diminuir no país. Com os juros mais altos, a tendência é as pessoas comprarem menos, diminuindo a demanda, e ajudando a conter os preços. Nesse cenário, o recomendável é apenas pegar empréstimo se for realmente necessário.

Atualmente, 49,9% das famílias brasileiras estão endividadas e o comprometimento da renda das famílias para pagamento de dívidas ficou em 28,7% em setembro. O crescimento é de 3,3% em 12 meses.


Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro


Leia também:

Juros altos: entenda como você pode perder ou ganhar com eles

Como evitar dívidas e lidar melhor com as que já existem? 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: