Um levantamento realizado pela LCA Consultores mostra que sete a cada dez trabalhadores no Brasil ganham até dois salários mínimos. O estudo considera a PNAD Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o levantamento, dentre os 97,575 milhões de ocupados no País, 67,19% recebem até dois salários mínimos. Ou seja, até R$ 2.424 por mês. 

O levantamento também mostra que a minoria dos ocupados ganha acima de dois salários mínimos. Apenas 32,81% do total ou cerca de 32 milhões de trabalhadores. 

Maioria dos trabalhadores ganha até dois salários mínimos

Foto: rafastockbr/Shutterstock

Fato da maioria ganhar até dois salários mínimos mostra piora na renda

O fato da maior parte dos brasileiros ocupados ganhar até dois salários mínimos mostra também uma piora na renda. Ao longo da pandemia, muitos trabalhadores aceitaram ganhar menos. 

Esse ponto é destacado por Bruno Imaizumi, economista responsável pelo levantamento, em matéria do G1. Ele explica que, em geral, o trabalho ficou mais barato durante a pandemia de covid-19 e diz que existe um excesso de oferta de mão de obra barata. 

A melhora do salário do brasileiro, por sua vez, acaba sendo limitada pela baixa produtividade e pouca instrução e qualificação dos trabalhadores. 

Destaque negativo é para serviços domésticos

Apesar dos números indicarem que o brasileiro realmente ganha pouco, com a maior parte dos trabalhadores recebendo apenas até dois salários mínimos, a taxa de desemprego, medida pelo IBGE, chegou a 8,7% em setembro. É o menor percentual desde o trimestre finalizado em junho de 2015. 

O rendimento médio real vem aumentando, mas de forma desigual. De acordo com as explicações de Imaizumi, existe uma tendência de aumento para quem ganha acima de dois salários mínimos e de diminuição da renda para as faixas menores. 

O destaque vai para serviços domésticos. Houve aumento de quase 12 pontos percentuais na proporção de trabalhadores recebendo até um salário mínimo. O cenário também é explicado pela pandemia. De acordo com o economista, muitas pessoas que contratavam esses serviços passaram a ficar mais em casa, revendo as necessidades de contratação.


Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro


Leia também:

Como o resultado da Copa do Mundo influencia na economia do Brasil 

Confira dicas para lidar com a inflação alta 

Confira ideias para ganhar renda extra em 2023 


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: