Focar em Longevidade Financeira é, entre outros pontos, saber usar o dinheiro de forma inteligente. Uma questão importante relacionada a esse assunto é o uso consciente do crédito, que pode ser uma ferramenta positiva ou negativa, dependendo da situação. É por isso que o Instituto de Longevidade MAG está lançando a Cartilha de Crédito Consciente.  

Atualmente, quase 80% dos brasileiros estão endividados. Por isso, se você está nessa situação, não se sinta sozinho. Saiba que o cartão de crédito é a ferramenta que mais contribui para esse cenário. Uma pesquisa do Instituto Locomotiva divulgada no último ano mostrou que o cartão é a principal dívida para 60% dos endividados.  

Pense bem: qual a sua renda mensal? E de quanto é o seu limite no cartão? É muito comum que as pessoas tenham limites muito mais altos do que a sua receita. Isso faz com que muitos usem esse limite como parte do dinheiro que acreditam ter disponível para gastar. Esse é o problema!

Crédito pode ser positivo ou negativo

O crédito pode ser positivo tanto para ajudar a organizar as finanças, quanto para impulsionar negócios, entre outras situações. Mas também pode ser muito negativo se não houver consciência em seu uso.  

Neste cenário, a Cartilha de Crédito Consciente do Instituto de Longevidade MAG é um material gratuito e bastante completo para que os brasileiros possam fazer uso do crédito da melhor maneira possível, começando, inclusive, a aprender se ele é ou não necessário antes mesmo de tomá-lo.

Quem baixar o material, vai entender que, na prática, comprar em prestação, financiar um carro ou uma casa ou usar dinheiro do cheque especial ou do cartão de crédito pode arruinar um orçamento se não houver planejamento adequado e muita consciência. 

Um casal de idosos sorrindo enquanto vê a Cartilha de Crédito Consciente no notebook e organizam as suas finanças. Crédito: wavebreakmedia/Sutterstock

Cartilha de Crédito Consciente ajuda na opção por tomar crédito ou não

No Instituto de Longevidade MAG, acreditamos que é necessário gerar um movimento para que cada pessoa saiba avaliar se realmente precisa de crédito. Caso a resposta seja positiva, que ela saiba escolher a melhor opção, comparar taxas, definir limites saudáveis das parcelas etc.

Por exemplo, antes de usar o limite do cartão ou tomar um empréstimo bancário, você deveria fazer questionamentos como: Está tomando crédito para quê? É um desejo ou uma necessidade? Você vai usar o crédito para adquirir algo que realmente precisa ou para adquirir um bem pelo qual poderia esperar? Você já comparou opções e taxas, conferindo o valor do Custo Efetivo Total (CET) do crédito?

A Cartilha de Crédito Consciente também traz informações específicas sobre o crédito consignado, uma das modalidades de empréstimo com os menores juros do mercado, mas que também não pode ser tomado de qualquer jeito. Neste caso, o valor a ser pago pelo crédito já sai automaticamente do salário, diminuindo a receita mensal até que seja pago.  

Cartilha de Crédito Consciente mostra opções no mercado e ensina a comparar  

E quando será que tomar crédito emprestado pode fazer sentido? Existem algumas situações que podem justificar essa ação e elas estão explicadas na cartilha de crédito consciente do Instituto.  

O leitor vai entender também quais as principais modalidades de crédito disponíveis no mercado e vai saber o que deve levar em consideração antes de pegar crédito emprestado.  

Entre outros pontos, é preciso comparar as opções existentes, taxas e prazos; checar na instituição o valor correto do CET (Custo Efetivo Total); evitar emprestar o nome para outra pessoa contratar crédito e jamais usar serviços de agiotas.  

Ficou interessado em saber mais? É só baixar a Cartilha de Crédito Consciente! E aproveite para recomendar o material para quem você acha que deveria entender mais sobre o assunto!

Leia também:

Aposentados precisam ter cuidado ao emprestar nome para empréstimos

Cheque especial: conheça 5 razões para você não usar esse crédito

Dicas para organizar as finanças depois do 60 anos: veja 10 estratégias

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: