O que é independência financeira para você? O termo é muito comum, mas você sabia que ele pode ser entendido de formas diferentes por boa parte dos homens e mulheres?

Uma pesquisa realizada pela Onze, fintech de saúde financeira e previdência, ouviu 2,6 mil pessoas em todo o País para colher as percepções sobre o termo.

A constatação é que 43% dos  homens definem independência financeira como a possibilidade de viver de investimentos e trabalhar por opção. Ou seja, é ter renda passiva suficiente para pagar as contas. Esse significado é o mais correto no mundo da Educação Financeira.

Já para 47% das mulheres entrevistadas, independência financeira é poder pagar as próprias contas. Algo mais próximo do equilíbrio financeiro entre despesas e receitas no caso.

Para mulheres, independência financeira é ter dinheiro para pagar as próprias contas

Foto: Alexandre Zorek/shutterstock

Maioria acredita que atingirá independência financeira

De acordo com a pesquisa, 94% dos homens e 93% das mulheres acreditam que conseguirão ser independentes financeiramente. A motivação para isso varia.

Enquanto 24% das mulheres querem independência financeira para não depender financeiramente do cônjuge, somente 9% dos homens citam esse fator. Para 34% deles, a motivação é viver de dividendos para poder escolher a vida profissional com mais liberdade.

Um ponto importante trazido pela pesquisa é que, apesar da maioria dos entrevistados acreditar que alcançarão a independência financeira, a maior parte deles ainda não investe (61% das mulheres e 56% dos homens).

Entre os investidores, 20% das mulheres e 16% dos homens colocam dinheiro na poupança. A renda fixa é a escolha de 12% dos homens e 9% das mulheres. Já o investimento em ações é escolhido por 9% dos homens e 2% das mulheres.

Fugir da poupança é necessário para alcançar independência financeira

Quando se trata de investir para alcançar independência financeira, é importante estar atento ao peso da poupança para boa parte dos brasileiros que conseguem guardar e aplicar o dinheiro. Isso porque, especialmente no cenário atual, ela é considerada um investimento ruim pelos especialistas.

“Um fator que justifica a fixação do brasileiro pela boa e velha caderneta é a tríade liquidez, segurança e retorno. A poupança dá liquidez e segurança ao investidor, o problema é que não dá retorno. Mesmo com a Selic a 13,75%, a poupança rende pouco se comparada a investimentos conservadores.”, explica Fabio Louzada, economista, analista CNPI e fundador da Eu me banco.


Quer conquistar independência financeira de verdade? Comece lendo o Guia da Longevidade Financeira. É só baixar.




 Leia também:

Quem é rico no Brasil tem consciência da própria riqueza? 

“Viver de renda é possível, mas o processo pode ser lento e trabalhoso”, garante especialista 

Com reforma da Previdência, brasileiros passam a poupar mais 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: