O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está passando por uma revisão intensiva que está gerando preocupações entre os aposentados e pensionistas. O motivo? O corte de benefícios do INSS. Também conhecido como "pente-fino", essa é uma iniciativa que tem o objetivo de analisar e ajustar benefícios concedidos de forma inadequada. Também acontece quando o pagamento que não mais se adequa aos critérios atuais do sistema previdenciário.
A nova abordagem do INSS visa garantir que apenas os beneficiários que atendam aos requisitos estabelecidos continuem a receber auxílios. Isso implica em uma análise minuciosa. O que incluindo verificação documental e revisões médicas, para identificar falhas e possíveis irregularidades nos benefícios concedidos.
Essas revisões geram preocupações, especialmente entre os grupos mais vulneráveis da sociedade, como idosos e pessoas com deficiência. Isso porque esse grupo depende fortemente do suporte financeiro fornecido pelo instituto e o corte de benefícios do INSS seria um problema. Inicialmente, o foco principal está no Benefício de Prestação Continuada (BPC), buscando assegurar sua distribuição justa.
Simplificação do processo de concessão do Auxílio-Doença
Uma das mudanças propostas é a simplificação do processo para obter o auxílio-doença. A nova abordagem permitirá afastamentos de até 180 dias mediante a apresentação de atestados médicos, sem a necessidade de perícia médica prévia. O processo tem o potencial de agilizar e tornar mais eficiente todo o procedimento.
Crédito: rafastockbr/Shutterstock
Prova de vida automática
Uma das inovações mais significativas do INSS é a introdução da prova de vida automática. Esse novo sistema permite que atividades cotidianas do beneficiário sejam usadas como comprovação de vida. Atos simples, como vacinação, uso de aplicativos governamentais e outros serviços públicos, são integrados a um banco de dados que valida automaticamente a continuidade dos benefícios.
Essa medida não só simplifica o processo para os usuários, mas também reduz as chances de fraude. O que garante que os benefícios sejam mantidos para aqueles que realmente necessitam.
Como evitar o corte de benefícios do INSS
Para evitar que o benefício seja cortado pelo INSS, é necessário comprovar a necessidade do auxílio. Para a comprovação da prova de vida, por exemplo, os passos abaixo são o suficiente para demonstrar que o segurado ainda está vivo e necessita do pagamento. Confira:
-
Acesso a aplicativos oficiais com certificação de segurança;
-
Realização de transações bancárias com uso de biometria;
-
Consultas presenciais ou por telemedicina em unidades do INSS;
-
Vacinação em postos de saúde;
-
Registro ou atualização em registros públicos;
-
Participação em processos eleitorais.
Se você tem dúvidas sobre os serviços do INSS, conheça o programa de Assistência, do Programa de Benefícios ViverMais. Torne-se um associado e tenha um serviço exclusivo de atendimento para conquistar a sua aposentadoria.
Leia também:
Atestmed do INSS já pode ser pedido pela Central 135; saiba como usar a ferramenta
Esquema de fraude no INSS expõe falhas de segurança em benefícios e serviços federais
Idosos em situação de vulnerabilidade podem solicitar benefício ao INSS?