Independentemente do resultado das eleições presidenciais, algumas ações podem ser colocadas em prática para melhorar as finanças. Isso porque elas dependem mais de você do que de qualquer governante, e podem fazer a diferença no seu futuro financeiro se começarem a ser colocadas em prática. Confira sugestões!

Investimento independe do resultado das eleições

Foto: Chompoo09/shutterstock

Não importa o resultado das eleições. simplesmente continue investindo

O resultado das eleições ainda é algo imprevisível, mas continuar poupando e investindo dinheiro sempre será uma atitude positiva do ponto de vista financeiro. Poupar certo e investir patrimônio são, inclusive, dois dos pilares da Longevidade Financeira que tanto falamos aqui. 

Quem poupa e tem ao menos uma reserva de emergência estará muito mais protegido, não importa qual seja o resultado das eleições. Mas. para investir. considere sempre seu perfil de risco e o objetivo do investimento. Uma reserva de emergência, por exemplo, deve estar aplicada em um produto que garanta liquidez, pois o dinheiro precisará ser sacado rapidamente em caso de necessidade.

Cuidado para não perder dinheiro para a inflação

O importante, de qualquer maneira, é garantir que não exista perda com relação à inflação. A inflação, aliás, é outro ponto importante independentemente do resultado das eleições, pois a tendência no mundo inteiro é que os preços continuem altos por um tempo. Proteger o dinheiro contra a inflação deve ser uma ação necessária, não importa o governo. Para isso, é preciso investir certo, pensar bem antes de consumir e fazer muita pesquisa de preços.

Busque renda extra

Outro pilar da Longevidade Financeira que sempre ajudará a melhor as finanças é ganhar mais. Ele deve ser colocado em prática a qualquer momento da vida, inclusive depois das eleições. Buscar renda extra pode ser a ferramenta necessária para não apenas sair  do vermelho, mas também para conseguir poupar e investir. Para isso, avalie o que você sabe fazer de melhor e use seus talentos. 

Para Cláudia Grande, fundadora do Projeto 60 anos, buscar renda extra é fundamental. Em entrevista para o portal do Instituto de Longevidade, ela falou sobre o tema: “O que você sabe fazer de bom? Sabe fazer um bolo, um artesanato diferente? É importante reconhecer em quê você é boa para poder oferecer. Se você faz um nhoque maravilhoso, fale para suas amigas: “Eu faço um nhoque maravilhoso. Não quer servir para sua família neste fim de semana?” 


Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro


Leia também:

Proteste dá 10 orientações para evitar a inadimplência e poupar 

A Geração Z está passando por um estresse financeiro 

Saiba como começar a investir além da poupança 


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: