Como você se sente se descobre que o nome está sujo ao pedir um empréstimo ou um cartão de crédito e ter o pedido negado? Já passou por algo assim? Se a resposta for positiva, saiba que não é o único. Afinal, quem se lembra de consultar se o nome está sujo a não ser quando precisa de crédito? Mas é muito fácil fazer isso. Vamos explicar!

Para começar, estar com o nome sujo é algo que pode acontecer devido à inadimplência. Muitas vezes ela ocorre de forma consciente, quando você tem dívidas e não consegue pagar por exemplo. Mas também há situações onde o CPF é negativado por engano ou por algum erro, por isso vale ficar atento.

Independente da situação, atualmente são cerca de 72,5 milhões de brasileiros inadimplentes, de acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa. Já a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) indicou que, em julho de 2024, 78,5% das famílias brasileiras estavam endividadas. No levantamento, foi indicado que os principais motivos das dívidas são cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa.

Bonequinho representando alguém que sabe que nome está sujoCrédito: skylines/Shutterstock

Para saber se seu nome está sujo, consulte as plataformas

Para saber se o nome está sujo é necessário consultar o cadastro das empresas que atuam como “protetoras” do crédito, registrando a situação dos consumidores antes que tenham o crédito concedido. Por exemplo, Serasa e SPC.

Uma consulta com o CPF no site das instituições já é suficiente para saber se o nome está sujo. Antes de conceder crédito de alguma forma, a empresa faz essa consulta. Nesse processo, ela também checa o score de quem está pedindo. O score é uma espécie de nota que determina se a pessoa tem histórico de bom pagador ou não. Quanto mais alto, melhor o histórico.

No site da Serasa dá para fazer um cadastro com nome completo e data de nascimento para ter acesso a um login e a uma senha. Esses dados devem ser usados para checar se seu nome está sujo.

Consulta similar - e também gratuita - pode ser feita no site do Boa Vista SCPC, o Serviço Central de Proteção ao Crédito. Já no SPC Brasil ela é paga

Como checar e negociar as dívidas

Também é possível checar online quais as dívidas que estão em seu nome e negociá-las ou liquidá-las. O Serasa realiza, inclusive, alguns feirões de tempos em tempos em que é possível obter grandes descontos. Assim que uma dívida é negociada e a primeira parcela é paga, o nome sujo volta a ficar limpo.

E para quem já ouviu falar que depois de um tempo a “dívida prescreve”, saiba que de fato é verdade. Após 5 anos, ainda que você não tenha liquidado o saldo devedor, prescreve a negativação do CPF.


Você quer saber como organizar melhor as suas finanças? Baixe a Planilha de Planejamento Financeiro, um material exclusivo do Instituto de Longevidade, e descubra como ter o controle do seu dinheiro!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Gastar dinheiro é gostoso demais! Entenda o motivo da satisfação da compra

Gastar menos dinheiro é possível: saiba como treinar seu cérebro

Portabilidade da dívida do cartão de crédito entra em vigor; entenda

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: