De tempos em tempos, consultorias de inteligência listam áreas de trabalho que devem despontar nos anos seguintes. Em 2010, por exemplo, a britânica FastFuture sinalizou carreiras como gestor de bem-estar em envelhecimento até 2030. A empresa Cognizant elaborou uma lista, da qual fazem parte investigador de dados e coach financeiro. Mas, afinal, quais são as profissões do futuro para os próximos cinco anos?

Para o coach e professor Fellipe Silvester, há algumas áreas que reservam oportunidades nas profissões do futuro – como conselheiro de aposentadoria e gestor de sustentabilidade e ecorrelações. O profissional que passou dos 50 anos de idade “pode ser muito importante dentro da sua área, pois tem como oferecer um papel de mentor dentro das organizações”. A experiência, diz ele, será um ponto-chave para orientar os mais jovens a conquistar resultados.

Independentemente do campo de atuação, o professor diz que conhecimentos de TI serão fundamentais nas profissões do futuro. “Não precisa ser um expert em tecnologia, mas deve estar atualizado, com seu Wi-Fi interno ligado sempre. O objetivo é absorver o que a tecnologia pode oferecer de possibilidade em sua profissão”, destaca.

E, para o momento da seleção, a recomendação é tirar vantagem da bagagem profissional. 

Considere as vantagens que ganhou com a idade, como maturidade, responsabilidade, experiência, equilíbrio e perspectiva mais realista. É importante mostrar isso para os futuros empregadores.” 

Confira, a seguir, as profissões do futuro para os próximos anos

Gestor de sustentabilidade e ecorrelações

Neste campo, é preciso reunir conhecimento técnico ambiental (engenharia ambiental) e de legislação do tema (direito ambiental), além de ser bom em comunicação. Esse profissional, explica Silvester, vai se comunicar com grupos de consumidores, órgãos governamentais e outras empresas.  “É a pessoa que vai fazer o meio de campo entre a empresa e os diversos stakeholders em temas relacionados à sustentabilidade.”

Conselheiro de aposentadoria

Com as mudanças na legislação previdenciária e o aumento da longevidade, abre-se espaço para um profissional com habilidades de contabilidade, finanças e de gestão de carreira.  Silverster adianta que o conselheiro será responsável por ajudar vários aspectos da longevidade. A atuação vai desde planejar a aposentadoria dos pontos de vista financeiro e de cuidados em saúde (como planos e seguros) até ajudar no planejamento da segunda carreira. Conhecimentos em administração, contabilidade, economia e gestão de carreira serão úteis para quem quiser ingressar na área.

Gestor de inovação

Silvester aposta que a área de inovação nas corporações se transforme em departamento – isso “já vem acontecendo”.  Hoje, diz ele, a área de inovação já existe, mas costuma estar vinculada ao marketing. Nesse caso, fica sob o guarda-chuva de processos, desenvolvimento e produtos. A tendência é que esse campo ganhe mais autonomia e investimento. O profissional terá a “responsabilidade de integrar a inovação em diversas áreas da empresa”. O recomendado é ter formação em marketing e pesquisa de mercado.

Coordenador de desenvolvimento profissional

Você já ouviu falar de educação continuada – e é aí que está a área de atuação desse profissional.  “É alguém que indica cursos e faz o aconselhamento na formação dos funcionários. Ele pode fazer isso tanto na parte formal quanto na parte complementar, sugerindo leituras e viagens também”, sinaliza.  E complementa: “As organizações já percebem a importância de seus colaboradores se aprimorarem e percebem que a educação continuada é o caminho”. Conhecimentos em carreiras e educação podem ajudar a ingressar nessa área.

Gestor de resíduos

Direcionamento correto de resíduos e transformação do lixo em fonte de renda são as atividades primordiais do profissional. “É pensar não só em reciclar, mas também em diminuir a produção e o impacto dos resíduos”, indica o professor.  A formação do gestor de resíduos, segundo ele, pode variar. Dentre as atuações possíveis estão engenharia ambiental e engenharia química até biologia e gestão ambiental.

Conheça 5 profissões do futuro para quem tem mais de 50 anos

Crédito: fizkes/Shutterstock

Empregos para pessoas acima de 50 anos

Existem muitas empresas que buscam profissionais maduros, já que a experiência é um dos principais requisitos. A Gupy, por exemplo, possui vagas voltadas para pessoas com mais de 50 anos. Já Maturi é uma empresa especialista em divulgação de vagas para profissionais maduros. 

O nível de competição para conquistar essas vagas não é pequeno. Existem muitas pessoas entre 20 e 30 anos buscando profissionalização. Por isso, é necessário estar sempre pronto para enfrentar os desafios. 

A maturidade é apenas dos passos para encontrar uma emprego ideal. De acordo com o portal Vagas.com, para conquistá-lo, é necessário:

  1.  Ter disciplina;

  2. Considar mudanças;

  3. Ser flexível;

  4. Ter humildade;

  5. Invistir na sua formação;

  6. Buscar autoconhecimento;

  7. Manter o currículo atualizado;

  8. Ativar o networking;

  9. Acompanhar o mercado;

  10. Não desistir.

Cursos para quem tem mais de 50 anos

Como dito acima, manter o currículo atualizado e se aperfeiçoar são passos importantes para conquitar um emprego dos sonhos.

Pensando em te ajudar a ser mais competitivo no mercado de trabalho, o Instituto de Longevidade MAG disponibilizou mais de 300 cursos gratuitos para os seus membros. Basta se inscrever gratuitamente para ter acesso aos cursos. 

Entre as principais triplas, pensadas na recolocação profissional, então:

  • Empreendedorismo

Com foco nas principais atribuições necessárias na hora de começar o seu próprio negócio.

  • Carreira

Com objetivo de manter o profissional atualizado.

  • Entrevista de Emprego

Com foco em comportamento e desenvolvimento interpessoal.

Organização financeira 

Independentemente da profissão que você escolher para o seu futuro, é recomendável ter um plano de aposentadoria. Para isso, utilize um simulador de aposentadoria, como o do Instituto de Longevidade MAG, para se planejar financeiramente para o futuro.

Leia também:

Leilane Neubarth: ela se reinventa a cada dia e pretende direcionar a profissão para o caminho da longevidade

Segunda carreira: como iniciar essa jornada profissional e alcançar a satisfação pessoal e financeira?

Conheça as profissões com os maiores salários no Brasil e mais promissoras para 2022

Compartilhe com seus amigos