Estão abertas de 11 a 15 de fevereiro as inscrições para 5.265 vagas em cursos gratuitos para maiores de 60 anos de idade na UnATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) da USP (Universidade de São Paulo). Há 23% mais oportunidades neste primeiro semestre em comparação ao mesmo período de 2018.
Não é preciso ter vínculo com a instituição de ensino, e os cursos serão ministrados nos campi da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São Paulo e São Sebastião. Algumas disciplinas exigem pré-requisitos, como ensino médio completo, mas a maioria delas não.
Segundo a UnATI, cada unidade define seu calendário de inscrição, que pode ser presencial, on-line, por e-mail ou telefone – portanto, é necessário observar as informações na consulta ao site.
Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!
São 246 cursos de graduação, como Administração; Cinema e Educação; Ecologia; Gemologia e Joalheria Técnica, Gestão de Projetos e Organização de Eventos Esportivos; História Econômica, Geral e do Brasil; Produção de Audiovisual, entre outros.
Confira os cursos gratuitos para maiores de 60 anos
Cursos de idiomas
Também há cursos de idiomas para maiores de 60 anos, como Sênior English e Aprendendo Japonês na Terceira Idade e Música pelo Método Yura; além de regulares de espanhol, francês e inglês.
Há alguns inusitados, como Poesia para Engenheiros; Criação de Trovas; Haicai; Observação Noturna do Céu; A Terceira Idade na Idade da Pedra Lascada: Como Viviam os Idosos na Pré-História e Desperdício Zero na Cozinha.
Para quem quer se familiarizar com novas tecnologias, há o Idosos On-Line para Uso de Dispositivos Móveis, o Práticas com Celulares e Tablets e também o Informática Básica e Avançada.
Atividades físicas e culturais
Entre as atividades gratuitas, estão programadas excursões, oficinas didático-culturais, como artesanato, canto, coral, cordel, batuque, empreendedorismo e franquia, guitarra, jardinagem, memória e origami, pintura e viola, além de palestras e visitas guiadas.
Também há vagas em programas esportivos, como caminhada, condicionamento físico, dança circular, dança do ventre, forró e samba-rock, ginástica adaptada, ioga, meditação, musculação e vôlei.
Intercâmbio geracional
Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completou 25 anos de atividades ininterruptas, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.
Ele proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da universidade e se posiciona como um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.
“Esperamos, neste semestre, expandir ainda mais a nossa inserção na sociedade e para isso estamos oferecendo mais vagas e novos cursos. Além das atividades, o USP Aberta à Terceira Idade tem parceria com a Unibes Cultural em atividades que debatem temas como cuidados, direitos, arte e capital social”, relata Egídio Dórea, médico nefrologista e coordenador do programa.
Contato para dúvidas e informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail 3idade@usp.br.
Além da USP, outras universidades públicas também oferecem programas específicos para maiores de 60 anos de idade. Conheça:
Minas Gerais
Universidade Federal de Alfenas
Paraná
Universidade Estadual de Maringá
Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco
Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – tem inscrições para os cursos previstas para este mês.
Rio Grande do Sul
Universidade Estadual de Pelotas
São Paulo
Universidade Estadual Paulista