Os segurados do INSS já podem pedir o Atestmed pela Central 135 de atendimento. O Atestmed é um serviço de análise documental feito remotamente. Ele foi criado para atender mais rapidamente os segurados que necessitam solicitar o benefício de incapacidade temporária, o antigo auxílio doença.

Para pedir o Atestmed pela Central 135 do INSS, basta fazer a requisição e anexar, em até cinco dias, os documentos necessários no aplicativo Meu INSS usando login e senha. O aplicativo precisa estar atualizado. Quem preferir ir até uma agência da previdência social para deixar os documentos ainda terá essa opção. É só agendar.

A finalização do pedido do Atestmed só será finalizada quando todos os documentos forem apresentados, por isso é necessário atenção. Caso o segurado não consiga apresentar os documentos, o requerimento será cancelado e ele terá que fazer um novo para dar sequência.

Uma mulheres segurando um telefone e usando o aplicativo Meu INSS. Imagem para ilustrar a matéria sobre o Atestmed do INSS. Crédito: rafastockbr/Shutterstock

A documentação médica ou odontológica exigida pelo INSS poderá ser física, ou seja, em papel, ou eletrônica. Também deverá estar legível e não conter rasuras. Além disso é necessário checar se os seguintes elementos estão presentes na documentação:

  • Nome completo de quem pede o Atestmed visando ao benefício;

  • Data de emissão do documento médico ou odontológico. Essa data não poderá ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento, caso contrário não será aceita;

  • Diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
    assinatura do profissional emitente, que poderá ser eletrônica e passível de validação, respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente;

  • Identificação do profissional emitente, com nome e registro no Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde), ou carimbo, legíveis;

  • Data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais;
    prazo estimado, preferencialmente em dias.

Atestmed tem como objetivo a redução de fila de requerimentos

O objetivo do Atestmed ter entrado em vigor é acelerar o processo de redução da fila de requerimentos no INSS. Inclusive, recentemente, o Instituto Nacional de Seguridade Social também atualizou o serviço para que fosse possível a solicitação de benefício por incapacidade para os casos de acidentes de trabalho com afastamento por até 180 dias. Nesse caso, é preciso incluir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) no sistema junto com a documentação médica.


Associados ao Instituto de Longevidade têm atendimento exclusivo no programa de Assistência do INSS através do Programa de Benefícios ViverMais. Conheça a iniciativa e tenha essa facilidade para conquistar o melhor caminho para a sua aposentadoria.

Leia também:

Nova lei da CNH para idosos: veja o que muda em 2024 para pessoas idosas que dirigem

Novas regras da prova de vida: veja como será o novo processo no INSS

Etarismo econômico evidencia preconceito contra idosos quando o tema é dinheiro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: