Uma imagem de um falso crachá do INSS circula novamente nas redes sociais, levantando preocupações sobre golpes que visam aposentados e pensionistas. A mensagem acompanha um vídeo que alerta para uma suposta tentativa de enganar beneficiários por meio da "prova de vida presencial". No entanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirma que não há registro de denúncias sobre essa prática e destaca que essa imagem não é recente.

O vídeo começou a circular em abril de 2024 e retornou com força dois meses depois, desta vez enfatizando o verso do crachá. Apesar da repercussão, o INSS reforça que não realiza visitas domiciliares com uniformes ou crachás. Caso alguém tente usar essa abordagem, a recomendação é não permitir a entrada e acionar imediatamente a polícia.

Desde 2023, a prova de vida passou a ser realizada automaticamente pelo INSS, utilizando cruzamento de dados governamentais. A medida visa evitar deslocamentos desnecessários para os segurados. Beneficiários que desejarem realizar o procedimento podem utilizar o site ou o aplicativo Meu INSS, de forma segura e digital.

Falso crachá do INSS. Crédito: divulgação.

Como identificar golpes relacionados ao falso crachá do INSS

O INSS alerta para comportamentos que podem indicar tentativas de golpe. Beneficiários nunca devem fornecer documentos, login ou senhas do portal Gov.br para estranhos. Além disso, contatos inesperados, sejam por telefone ou mensagens, devem ser tratados com cautela.

"Desconfie de contatos inesperados: nunca forneça informações pessoais ou financeiras a quem ligar ou enviar mensagens dizendo ser do INSS. Sempre verifique a autenticidade do contato através dos canais oficiais, como a Central 135", orienta o Instituto em comunicado que alerta sobre o falso crachá do INSS.

Bloqueio suspenso

Uma portaria publicada em março de 2024 suspendeu os bloqueios de pagamentos por falta de comprovação de vida até o final do ano. O prazo para realizar a atualização agora considera a última comprovação feita, independentemente da data de nascimento do segurado.

O INSS também esclarece que pesquisas externas, como comprovação de endereço ou vínculo, não envolvem solicitação de documentos ou fotos. Em caso de dúvida, o beneficiário deve anotar o nome e a matrícula do servidor que fez contato e ligar para a Central 135.

Fique atento e sempre priorize canais oficiais. Essa é a melhor forma de evitar transtornos e preservar sua segurança.


Uma iniciativa que a colobora para a promoção da longevidade no país é o Programa ViverMais. O projeto, do Instituto de Longevidade MAG, oferece uma série de benefícios com valores acessíveis. Tenha acesso a consultas médicas online 24h, descontos em medicamentos, assistência funerária, seguro de vida, cursos de requalificação, além de orientações veterinárias e assistência residencial 24h.

O programa visa garantir proteção financeira e bem-estar, atendendo a diversas necessidades essenciais. Converse com nossos consultores, saiba mais e faça parte do Programa ViverMais!

Leia também:

Novo golpe contra aposentados é alertado pelo INSS; entenda como se proteger

Golpes e fraudes: especialista revela a tática usada por criminosos

Golpe da revisão da vida toda: veja como funciona e saiba como se proteger

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: