O cálculo da correção da aposentadoria é um processo que está parado na Justiça. Ele foi aprovado em dezembro pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mas segue aguardando novo julgamento. Porém, aposentados do INSS estão recebendo cartas de convocação para realizar o ajuste. Esse é o novo golpe da revisão da vida toda, que está sendo aplicado aos beneficiários do INSS.

As cartas enviadas possuem erros sobre a revisão e provocam a sensação de urgência. Isso para que a vítima se apresse para apresentar documentos e aceite entrar com processo contra o INSS. A Folha teve acesso a duas das cartas do golpe da revisão da vida toda e, de acordo com o veículo, as correspondências podem fazer com que os aposentados sejam vítimas de fraudadores.

As fraudes podem acontecer porque a revisão da vida toda é uma medida legal que favorece um grupo específico de aposentados, já que é limitada. Além disso, apenas tem direito quem se aposentou nos últimos dez anos, seguindo as normas anteriores à reforma da Previdência de 2019.

A revisão oferece a vantagem de considerar salários em diferentes moedas no cálculo da aposentadoria. Contudo, somente aqueles que possuíam remunerações substanciais antes de 1994, quando o Plano Real foi iniciado, são elegíveis para esse benefício.

O que dizem as cartas do golpe da revisão da vida toda?

Uma das cartas recebidas por uma aposentada da zona leste da cidade de São Paulo informa que aqueles que se aposentaram entre 2013 e 2023 têm direito à revisão da vida toda. Contudo, essa carta omite a alteração das regras de cálculo do benefício pela reforma da Previdência de 2019. É importante salientar que se a renda previdenciária foi concedida após essa reforma, com as novas regulamentações, a revisão não se aplica.

No golpe da revisão da vida toda, a carta informa que está agendada uma palestra em uma data determinada. Ela seria realizada na sede da empresa, localizada na região central de São Paulo. O comunicado também solicita que a vítima compareça ao local portando documentos pessoais e um comprovante de endereço. Além disso, são disponibilizados dois números de WhatsApp para contato.

Outra carta, recebida por um aposentado da zona oeste, apresenta um prazo de 48 horas para que o cidadão compareça pessoalmente. Também é solicitado que leve consigo documentos pessoais, número de benefício do INSS e a carta de concessão da aposentadoria.

A correspondência diz que o segurado tem acesso a valores retroativos de até cinco anos antes do início da ação. Contudo, a extensão desse período de retroatividade pode variar. Isso porque a data escolhida como marco da revisão é a do veredito do STF, em dezembro de 2022, ou a da decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), em dezembro de 2019. Nesse último caso, pode haver uma limitação no pagamento referente a esse período.

Carta do golpe da revisão da vida toda enviada para aposentado Crédito: divulgação Folha

O que fazer para não cair no golpe da revisão da vida toda?

É importante destacar que algumas empresas trabalham prestando serviço para esse tipo de situação. Porém, é preciso se assegurar da índole e do profissionalismo das pessoas antes de contratar o serviço.

  • Em caso de recebimento de cartas com o golpe da revisão da vida toda:
  • Não procure pelas empresas;
  • Não vá ao local indicado na carta;
  • Não envie nenhum documento por WhastsApp;
  • Se necessário, procure algum especialista em direito previdenciário para verificar o caso.

O Instituto de Longevidade conta com o serviço Atendimento INSS. Por meio desse benefício, que faz parte do Programa ViverMais, associados têm atendimento exclusivo para tirar dúvidas sobre o INSS, aposentadoria e benefícios previdenciários.

Conheça a iniciativa e tenha essa facilidade para conquistar o melhor caminho para a sua aposentadoria. 

Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais
Leia também:

Saiba quem tem direito de pedir um adicional na aposentadoria do INSS

Veja como ficam as novas regras de transição para a aposentadoria em 2023 

Veja como continuar ativo após se aposentar em 4 passos simples

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: