Os fogos de artifício são extremamente populares nas celebrações de fim de ano. Porém, podem trazer consigo uma série de problemas e impactos negativos. Mesmo com toda a sua beleza e simbolismo, a queima de fogos pode afetar pessoas idosas, crianças e animais.

Em algumas cidades do Brasil, os fogos de artifício com ruído foram proibidos. A justificativa é simples: os estrondos afetam diretamente animais de estimação, tutores, idosos, recém-nascidos, crianças, autistas e pessoas com sensibilidade auditiva.

Mesmo que muitas cidades no Brasil já tenham aderido à proibição de fogos de artifício barulhentos, essa não é uma regra oficial para o território nacional. Além disso, pesquisadores apontam que o uso desses fogos menos ruidosos não significa ruído zero. É uma diminuição considerável nos barulhos convencionais que perturbam os mais sensíveis ao som.

Malefícios dos fogos de artifício

Os fogos de artifício possuem uma beleza simbólica em momentos festivos. Sejam nas comemorações de jogos ou nas festas de fim de ano. Porém, seus efeitos nocivos podem ser vistos de diversas formas.

Além da poluição sonora e do risco de incêndio e acidentes, a queima pode afetar diretamente a saúde das pessoas mais sensíveis. Idosos, crianças, animais de estimação, pessoas autistas são os mais afetados.

Os sons intensos geram medo, estresse e desconforto. Também têm o potencial de desencadear convulsões, desorientação, perda auditiva e complicações cardíacas, incluindo infarto e, em casos extremos, até mesmo a morte.

Para pessoas idosas, a situação pode ser ainda mais complicada, já que os fogos ainda podem representar riscos à segurança. Por exemplo, o brilho repentino dos fogos de artifício pode desorientar pessoas idosas, especialmente aquelas com problemas de visão. Isso representa um risco de quedas e lesões, especialmente se estiverem ao ar livre durante as celebrações.

Mulher idosa sem dormir cobrindo os ouvidos com travesseiro por causa dos fogos de artifício. Crédito: AJR_photo/Shutterstock

Fogos de artifício silenciosos pode ser a melhor opção para todos

Os fogos silenciosos oferecem diversas vantagens para quem sofre com o alto ruído e também para os demais. Mantendo a beleza e a tradição, eles oferecem menos impacto para a saúde e também para o meio ambiente.

Além de promover mais saúde pública, respeitando as condições dos grupos mais sensíveis, também é uma forma de evitar acidentes e promover mais qualidade de vida nas cidades.


Uma cidade preparada para os idosos é uma cidade preparada para todos. Descubra se seu município está preparado para o envelhecimento da população por meio do IDL, Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade.


Leia também:

Metas de ano novo: veja dicas financeiras importantes para realizá-las

Metas de ano novo devem ter o pé na realidade, diz especialista

Satisfação com o envelhecimento é uma forma de diminuir a mortalidade de idosos

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: