Recentemente, o STF (Supremo Tribunal Federal) votou a favor da revisão da vida toda para aposentados, o que significa que os aposentados podem pedir o recálculo dos seus benefícios para tentar melhorar o valor da aposentadoria. Mas o INSS vem alertando para os golpes na revisão da vida toda e é preciso estar atento.

De acordo com o Instituto, golpistas estão se passando por servidores do INSS através de contato telefônico ou outros meios de comunicação. Eles oferecem serviços de revisão de benefícios previdenciários.

Não caia em golpes na revisão da vida toda

Os golpes na revisão da vida toda envolvem criminosos que, através do contato com os aposentados, tentam vender serviços que não existem ou, ainda, solicitar dados sigilosos.

É extremamente importante que quem venha a receber algum contato do tipo, fique alerta a algumas dicas de segurança. São elas:


  • Não repasse dados pessoas, nem documentos ou fotos.
  • Jamais compartilhe sua senha de acesso ao portal gov.br.
  • Nunca realize depósitos, pagamentos ou transferência. Saiba que todos os serviços do INSS são gratuitos.
  • Se suspeitar de golpe, bloqueie imediatamente o contato e avise familiares e conhecidos que possam ser possíveis vítimas.
  • Faça um boletim de ocorrência e comunique as autoridades. 
  • Entre em contato com o número 135, do INSS, se tiver dúvidas. 

Golpes na revisão da vida toda podem acontecer com qualquer beneficiário

É importante lembrar que apesar da revisão da vida toda não trazer benefícios para todos os aposentados, os golpistas podem tentar entrar em contato com qualquer beneficiário do INSS, inclusive pensionistas e os que receberam auxílio-doença.

Além dos cuidados citados para não cair nos golpes, algo recomendável é pedir auxílio de um profissional especializado para fazer os cálculos e entender o panorama correto da situação.

Além disso, a decisão do STF não obriga o INSS a fazer a revisão, de forma que é preciso ingressar com ação judicial se o beneficiário entender que vale a pena.


Você está pensando em pedir a revisão da vida toda porque a aposentadoria não é suficiente? Que tal testar seus conhecimentos de educação financeira para checar onde estão os gargalos?


Leia também:

Saiba quem tem direito de pedir um adicional na aposentadoria do INSS 

Veja como ficam as novas regras de transição para a aposentadoria em 2023 

Veja como continuar ativo após se aposentar em 4 passos simples



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: