Desde o final de setembro, muitos segurados começaram a receber ligações para confirmar a marcação de perícia do INSS. O contato começou a ser feito para pessoas que já possuem perícia médica agendada há mais de 45 dias e estão esperando a concessão de benefício por incapacidade temporária - antigo auxílio-doença.

Na ligação, os atendentes tem o objetivo de propor uma troca. No lugar de se apresentar em uma perícia presencial, os segurados poderão enviar atestado médico. Os documentos poderão ser anexados no aplicativo ou no site Meu INSS.

Porém, o contato para marcação de perícia do INSS se tornou uma oportunidade para golpistas realizarem fraudes. E é preciso estar atento para saber como se proteger de ligações fraudulentas.

Uma mulher recebendo uma ligação suspeita ao esperar a marcação de perícia do INSS. Crédito: polkadot_photo/Shutterstock

Como saber se a ligação para marcação de perícia do INSS é verdadeira ou golpe

Em primeiro lugar, é preciso saber que o contato para marcação de perícia do INSS será feito de um número fixo. A ligação é feita com o DDD de São Paulo e o número que irá aparecer é (11) 2135-0135. Ele não recebe chamada telefônica e não tem contato por WhatsApp.

Além disso, o INSS não solicitação as seguintes informações:

  • Fotos;
  • Números de documentos;
  • Dados bancários;
  • Senhas;
  • Solicitação de depósito bancário.

Caso receba alguma ligação informando ser de marcação de perícia do INSS que solicite esses dados, desligue imediatamente. A probabilidade desse contato ser um golpe é altíssima.

Para dúvidas sobre a sua marcação, ligue para 135. O número é a central de atendimento gratuita do INSS.


Se você tem dúvidas sobre os serviços do INSS, conheça o programa de Assistência do Instituto de Longevidade. O serviço faz parte dos benefícios do Programa ViverMais, idealizado para proporcionar mais qualidade de vida aos brasileiros. 

Torne-se um associado e tenha um serviço exclusivo de atendimento para conquistar a sua aposentadoria.


Leia também:

Cadastro por CPF: até onde é seguro fornecer os seus dados?

Robôs do INSS negam aposentadoria em seis minutos; como recorrer?

Os 3 golpes do INSS mais comuns e como se proteger

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: