Se você tem a sensação de que seu corpo e, sobretudo, sua mente não condizem com a expectativa associada à sua data de nascimento, você faz parte da turma cuja idade mental se revela menor – ou, às vezes, maior – que a idade cronológica.

"Pessoas mais velhas podem ter energia, diálogo, vocabulário, disposição de alguém com muito menos idade”, afirma o psicólogo Yuri Busin. “E pode ocorrer o contrário também, com uma pessoa cronologicamente jovem que apresente comportamentos de alguém mais velho.”

“Infelizmente, não conseguimos parar o relógio cronológico; já a mentalidade pode ser rejuvenescida constantemente", afirma o doutor em neurociência do comportamento. 

Idade mental pode ser diferente da cronológica. Um casal de idosos correndo no parque ao céu aberto.

Foto: Pikselstock/Shutterstock

Para mudar o cenário (para melhor), alguns hábitos diários podem fazer bastante diferença:

  • Tenha vida social

As relações com outras pessoas fora do ambiente familiar promovem troca de informações, conversas, risadas e visões de pensamento diferentes, entre outras positividades extremamente importantes. "Tais atividades tendem a ficar cada vez menos frequentes com o passar a vida cronológica. Por isso, é importante fazer uma manutenção disso e criar o hábito de ter uma vida social", pontua o psicólogo. Busque amizades em grupos de leitura, clubes, aulas coletivas, dança e esporte, por exemplo.

  • Desafie-se

Ter objetivos de vida, estar em constante aprendizado e encarando desafios farão com que você sempre tenha motivação. "Além disso, estimulam seu cérebro a pensar", diz Yuri.

Praticar esportes e ser positivo é fundamental para a idade mental

  • Pratique esportes e tenha hábitos de alimentação saudáveis

Tais comportamentos promovem bem-estar físico, que vão refletir e ajudar no psicológico.

  • Saia da zona de conforto

De acordo com Yuri, isso poderá auxiliar na mudança de comportamentos e, principalmente, na diminuição dos problemas. "Ao iniciar a busca pelo novo, é possível mudar alguns aspectos da sua realidade, enfrentando diferentes desafios e situações. Isso vai levar a uma maior autoconfiança, melhor autoestima, desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros benefícios significativos", aponta o psicólogo.

  • Seja positivo

"Todos temos problemas, mas algumas pessoas conseguem visualizar mais rapidamente formas de sair deles, pois pensam de forma positiva e resolutiva", comenta Yuri. Se necessário, procure ajuda profissional para sair deste ciclo vicioso.

  • Adapte-se à tecnologia

Aprender a navegar pelas redes sociais, conhecer as funções dos celulares, usar aplicativos de mensagem instantânea (tipo WhatsApp) são ótimos desafios para a geração mais velha, além de uma necessidade dos novos tempos.

Algumas das situações que devem ser evitadas:

  • Não trabalhe demais

"Não quer dizer que é ruim trabalhar, mas a forma como o trabalho é encarado é que pode ser negativa. Quais os limites que você coloca? Como você toca o resto da sua vida? Questione-se. Apenas trabalhar não será bom", pontua Yuri.

  • Evite o estresse constante

Tente manter uma vida equilibrada, pensando sempre em como deixá-la melhor e mais positiva.

  • Cuide-se

Falta de cuidados com o corpo, com a saúde e a mente afeta bastante quem tem o intuito de se manter jovem.

Já está pronto para fazer o teste e descobrir sua idade mental? Confira!



Leia também:

Satisfação com o envelhecimento é uma forma de diminuir a mortalidade de idosos

Gerontofobia: especialistas explicam o que é e como lidar com o medo de envelhecer

Envelhecer não é igual para todos: a importância de celebrar esse processo

Compartilhe com seus amigos