Estamos em festa nesse mês de abril. É aniversário do Instituto de Longevidade, que completa sete anos de história com muito propósito e sucesso. Você que nos acompanha via portal, já sabe que um dos nossos principais objetivos é prover conteúdo útil e de qualidade. Procuramos oferecer muita informação para que cada cidadão brasileiro que nos lê possa ter ferramentas para garantir Longevidade Financeira em todas as fases da vida.

Mas também realizamos outras atividades e queremos que, no aniversário do Instituto, possamos comemorar juntos a realização de todas elas ao longo desses sete anos. Pronto para conhecer melhor a nossa história e tudo que podemos oferecer? Vamos lá!

Foto: Hyejin Kang/ Shutterstock

O que é o Instituto de Longevidade?

O Instituto de Longevidade é uma associação sem fins lucrativos de representação de pessoas idosas e aposentados. Há sete anos, em abril de 2016, ele foi idealizado por Nilton Molina, presidente do Conselho de Administração da MAG Seguros, com a missão de discutir os impactos sociais e econômicos do aumento da expectativa de vida no Brasil. 

"A longevidade é uma grande conquista, e não podemos deixar que os desafios que a permeiam tornem esse tempo de vida a mais que todos ganhamos um fardo", já disse ele em artigo no portal. "A ideia de Longevidade Financeira vem para dar ênfase na relevância que a segurança financeira traz aos que envelhecem. Para viver mais com qualidade, recursos como uma excelente saúde física e fortes vínculos emocionais e sociais fazem diferença", afirmou.

O Instituto busca ajudar cada cidadão a garantir Longevidade Financeira, afinal, estamos vivendo cada vez mais, mas é preciso que tenhamos equilíbrio financeiro para viver bem esses anos a mais. Os nossos pilares estão baseados nos aspectos principais da vida de cada indivíduo, sendo que a Longevidade Financeira causa impacto em todos eles: saúde, cidades, trabalho e comportamento.

No aniversário do Instituto de Longevidade queremos contar que, nesses sete anos, já publicamos mais de 3 mil conteúdos, registramos mais de 160 mil visitas orgânicas mensais, tivemos mais de 27 milhões de leitores e 65 milhões de páginas visualizadas. Também produzimos o Guia da Longevidade Financeira, a Websérie Longevidade, e diversos boletins macroeconômicos e indicadores 50+.

Por aqui, também desenvolvemos simuladores, testes, planilhas, cartilhas e e-books. São sete anos de história e muita produção para auxiliar você a conquistar Longevidade em todas as áreas da vida. 

Conheça nossos projetos no aniversário do Instituto de Longevidade

Além do conteúdo, o Instituto de Longevidade desenvolve outros projetos relevantes para o seu público. Um deles é o IDL, o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). Trata-se de um instrumento de medida do grau de preparação dos municípios brasileiros para o envelhecimento de suas comunidades.

Ou seja, através o IDL é possível ter acesso às condições das cidades brasileiras, principalmente com relação às pessoas idosas. Para desenvolver o IDL o Instituto acompanha o que e oferecido em termos de saúde, bem estar, finanças, habitação, trabalho, cultura e qualidade de vida em geral. A primeira edição do IDL foi divulgada em 2017, quando 498 cidades foram avaliadas. Em 2020, o número de cidades avaliadas passou para 876.

Outro projeto desenvolvido pelo Instituto nesses sete anos é o Projeto de lei RETA, o Regime Especial de Trabalho do Aposentado (RETA).

Trata-se de um projeto de lei elaborado pelo Instituto em parceria com pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O objetivo é facilitar a participação dos aposentados com mais de 60 anos no mercado formal de trabalho.

Neste aniversário do Instituto de Longevidade, também podemos citar a pesquisa de preparo para aposentadoria, da qual o Instituto participou das edições entre 2014 e 2019 em parceria com o Aegon Center for Longevity and Retirement. Além disso, uma parceria entre o Instituto e o Ministério dos Direitos Humanos também possibilitou o desenvolvimento e a capacitação técnica para gestores públicos municipais aprimorarem de forma efetiva o bem-estar e longevidade de seus cidadãos.

Mais serviços que você precisa conhecer

Nesses sete anos de história, o instituto de Longevidade também procurou oferecer serviços que auxiliam nosso público. Todas as pessoas a partir de 60 anos podem se associar gratuitamente e ter direito a uma série de coisas, como, por exemplo, os cursos de capacitação.

São mais de 200 cursos online em áreas como gestão financeira, empreendedorismo, saúde, ferramentas google e outros. Todos dão certificado de conclusão para ajudar os inscritos a aprimorarem seu currículo e terem mais oportunidades. 

Outro serviço importante oferecido pelo Instituto é o atendimento INSS. Você sabia que através dele é possível esclarecer dúvidas e intermediar pedidos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social? Você também pode pedir orientação para uso do serviço digital MEU INSS, como, por exemplo, para aprender a usar o aplicativo e dar entrada em benefícios sociais. E quem é associado do Instituto de Longevidade ainda conta com um serviço exclusivo. É possível pedir aposentadoria, pensão e BPC, entre outros.

Já usou nossos simuladores?

Você já usou os simuladores do Instituto de Longevidade? Além de cursos e outros serviços, também oferecemos ferramentas exclusivas para ajudar nas decisões financeiras. Nesses sete anos, produzimos diagnósticos, testes lúdicos, ferramentas para auxílio em decisões e planejamento. Entre nossos simuladores estão o simulador de aposentadoria e o simulador de metas.

Aniversário do Instituto comemora programa de descontos em medicamentos

Foto: Ground Picture/ Shutterstock

Conheça o serviço de Descontos em Medicamentos

Finalmente, neste aniversário do Instituto, não podemos deixar de falar do serviço de Descontos em Medicamentos que é oferecido gratuitamente. Você já utilizou? O Instituto tem uma parceria criada para atender à necessidade da população 60 +, que costuma ter gastos mais altos com medicamentos.

Com ele, é possível ter desconto a partir de 45% em medicamentos genéricos e 16% em medicamentos de marca.  A parceria é válida para mais de 2.300 farmácias em todo país e não há limite para uso.

Foto: Gledir Ribeiro - arquivo pessoal

Gledir Ribeiro, de 62 anos, moradora do Rio de Janeiro, é uma das associadas que utiliza o serviço. “Eu descobri o programa de descontos em medicamentos pela internet e me cadastrei. Acredito que deva fazer uns dois anos, no máximo. Quando eu pego remédios na farmácia, primeiro pergunto o preço. Eles me dão valor e então eu pergunto se tenho desconto pelo Instituto de Longevidade”, conta.

Ela explica que, geralmente, compra os medicamentos na mesma farmácia “Como eles já me conhecem, às vezes já me dão desconto. Eu não uso muito medicamento, mas todo desconto é válido. E, além dos descontos, eu gosto de ver as informações, as dicas, eu gosto de ler as matérias que são publicadas no portal do Instituto”.

Gledi reforça que é sempre bom ter acesso a informações úteis e verdadeiras. “Porque tem coisas que a gente nem sabe que funcionam, por isso eu procuro ler as matérias que são divulgadas”. 


Para ser um associado do Instituto, basta clicar aqui e se cadastrar sem custo algum. Venha fazer parte da nossa história!

Botão para se cadastrar no programa Descontos em Medicamentos do Instituto de Longevidade MAG.


Leia também:

Nilton Molina, o Vendedor de Futuros 

Conheça os indicadores 50+ que o Instituto de Longevidade acompanha e analisa

Veja como se associar ao Instituto de Longevidade




Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: