Uma tecnologia que mede mudanças na linguagem e na cognição. Meias com sensor de temperatura, que ajudam a prevenir úlceras nos pés de diabéticos. Um sistema que oferece testes objetivos para a identificação e o monitoramento do Parkinson. Um aplicativo que detecta pelo celular fibrilação atrial. Uma solução que difunde atividades esportivas e culturais para pessoas mais velhas. Uma comunidade que une viajantes e quem provê hospedagem.

Esses são alguns dos 33 finalistas mundiais do Aging2.0 Global Startup Search, iniciativa que busca acelerar inovações focadas em pessoas mais velhas. Todos venceram disputas regionais em diversas partes do mundo e agora participam da segunda fase da competição. Nessa etapa, há uma votação online, em que o público e um grupo de jurados escolhem as melhores startups.

É possível votar até 19 de agosto – uma vez por dia. Os votos dos internautas (50%) e dos especialistas convidados (50%) serão a base para a fase final. Nela, os empreendedores com as melhores pontuações terão de apresentar a iniciativa para uma plateia de mais de mil pessoas no Final Showcase da Conferência Aging2.0 Optimize, em São Francisco (EUA), entre 12 e 14 de outubro.

As startups que vão para a fase final serão anunciadas no dia 29 de agosto. A vencedora receberá US$ 2.500, mentoria da equipe e visibilidade internacional.

No páreo estão soluções de países como Estados Unidos, do Canadá, de Israel, do Peru, da China e da Inglaterra. Do Brasil, duas participam do concurso: a LinCare, na seleção de São Paulo, e a Mundo Prateado, na etapa do Rio de Janeiro.

A primeira desenvolveu o i-Care, uma pulseira que monitora a saúde de idosos a distância e envia os relatórios para o celular de familiares. O dispositivo mede dados biomédicos como batimentos cardíacos e temperatura, tem um sensor de ociosidade, que percebe se a pessoa fica muito tempo parada, e um dispositivo com um botão de ajuda no caso de qualquer emergência.

A Mundo Prateado é uma plataforma online que busca “inspirar idosos, familiares e amigos a encarar a maturidade de forma produtiva e criativa” e a agir colaborativamente. A solução oferece ainda um guia gratuito de serviços.

As melhores startups foram escolhidas em locais onde o Aging2.0 está presente. Foram avaliados a ideia, a equipe, o modelo de negócio e o impacto positivo na vivência do envelhecimento.

Compartilhe com seus amigos