No Brasil, na Índia, nos EUA ou na Alemanha, as palavras de ordem são as mesmas nos dias de hoje: fique em casa. É o isolamento social que vai permitir com que o coronavírus não se espalhe desenfreadamente, fazendo os serviços de saúde entrarem em colapso.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro

Mas ficar sem fazer nada pode parecer durar uma eternidade. Para reduzir esse problema, muitas empresas e pessoas passaram a oferecer aulas, cursos, mentorias e livros gratuitos. Algumas, de forma permanente. Outras, enquanto a pandemia de Covid-19 durar.

Confira a seguir.

Opções para vencer o isolamento social

Aconselhamento terapêutico

A Chave da Questão

Se a ansiedade bateu e sua saúde emocional balançou nos últimos dias, não se preocupe. A plataforma de aconselhamento terapêutico faz videoaulas e lives para atender à população.

Site: https://www.facebook.com/achavedaquestaoo

Atividades físicas

isolamento social

Crédito: Pindyurin Vasily/shutterstock

Bodytech - BTFIT

Até 31/3, a academia dá acesso gratuito a aulas de ioga, workout, mat pilates e outros 15 programas de treinamento, além de personal trainer online para ajudar.

Site: https://bt.fit/pt/#/?utm_source=google&utm_medium=cpc

DeROSE Method

O instrutor Daniel Guzmán, da Escola Cambuí, de Campinas, passa a oferecer diariamente aulas de ioga online de 5 minutos abertas ao público em três horários: 10h, 12h e 15h.

Site: https://www.instagram.com/danielfg34/

FitDance

Todos os dias, às 19h30, é possível acompanhar aulas de dança ao vivo pelo Instagram e pelo YouTube. Os professores ensinam o passo a passo e as coreografias.

Site: https://www.instagram.com/fitdance/ 

Smart Fit

A rede criou uma plataforma de treinos, disponível para alunos e não alunos, que inclui vídeos de 30 minutos com sequências que não usam acessórios ou equipamentos.

Site: https://www.smartfit.com.br/treineemcasa  

Arte

Faber Castell

Quer fazer arte? Basta se cadastrar na plataforma. Há aulas de desenho, lettering, narrativa, composição e desenvolvimento de personagens, entre outros, oferecidos de graça até 19/4.

Site: https://cursos.faber-castell.com.br/

Cachorros

DogTv

O primeiro canal de televisão para cachorros liberou 30 dias grátis, durante o período de quarentena, para reduzir o estresse dos animais que estão confinados em casa.

Site: https://www.dogtv.com/wecare 

Cuidados com o corpo

Automassagem

A terapeuta holística Sandrä Costa, da Zyon Cursos e Terapias, ensina a massagear o corpo para combater problemas como dores, insônia e tensão.

Site: https://institutodelongevidade.org/longevidade-e-saude/aprenda-a-combater-dor-e-tensao-com-automassagem

Máscara facial

A esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira dá o passo a passo para fazer sete máscaras faciais caseiras, que podem ser aplicadas no rosto de duas a três vezes por semana.

Site: https://institutodelongevidade.org/longevidade-e-comportamento/moda-e-beleza/mascara-facial-caseira

Cursos

isolamento social

Crédito: Rido/shutterstock

ComSchool

Há a oferta de quatro cursos gratuitos: Como Vender pelo Instagram, Como Montar uma Loja Virtual, Facebook Ads e Marketing no Youtube.

Site: https://conteudo.comschool.com.br/cursos-gratuitos/?utm_source=whatsapp&utm_campaign=cursos-gratuitos

Dobra

Oferece gratuitamente, por tempo indeterminado, curso para quem quer empreender, tá empreendendo ou tem curiosidade sobre a empresa, que vende produtos de papel.

Site: https://querodobra.com.br/curso-free/

Fundação Dom Cabral

Durante quatro semanas, iniciando em 23/3, a escola de negócios promove webinars sobre assuntos relacionados a gestão, recursos humanos e inovação.

Site: http://com-unidade.fdc.org.br

FGV (Fundação Getulio Vargas)

Se você busca aperfeiçoamento profissional e educação executiva, dê uma olhada nas 60 opções disponibilizadas pela instituição de ensino.

Site: https://educacao-executiva.fgv.br/busca?programa=64443&curso_tipo%5B0%5D=517&modalidade%5B0%5D=45&tipo_invest%5B1%5D=1

IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul)

Desde preparatório para ingresso na instituição até opções em idiomas, gestão, turismo, meio ambiente e diversas outras áreas são oferecidos gratuitamente.

Site: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=38

Insper

São quatro os cursos gratuitos ofertados: marketing analítico, gestão de operações, capitalismo consciente e administração financeira.

Site: https://www.insper.edu.br/cursos-online/

Instituto de Longevidade Mongeral Aegon

Aposentadoria, sob a ótica da preparação financeira; Word Básico; Excel Básico; Inglês Básico; e Comunicação Oral são alguns dos mais de 80 cursos oferecidos gratuitamente pelo instituto. 

Site: https://institutodelongevidade.org/servicos-50/cursos-de-requalificacao 

Instituto Êxito de Empreendedorismo

São 300 cursos online nas áreas de tecnologia, marketing, saúde, exatas, humanas, ensino infantil e empreendedorismo, entre outras.

Site: https://institutoexito.com.br/

ITI – Instituto Tecnológico Inovação

Tem opções de cursos gratuitos no formato EaD, que fazem parte do projeto Transformando Vidas. Entre eles estão Excel, PowerPoint, Word, programação, SQL, Ilustrator e Photoshop.

Site: http://iti-cursos.eadbox.com/courses

LinkedIn

Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade é o nome do curso oferecido pela plataforma e inclui módulos de foco e de resiliência.

Site: https://www.linkedin.com/learning/paths/trabalho-remoto-colaboracao-foco-e-produtividade

Marketing

O especialista em marketing de diferenciação Pedro Superti faz lives diárias para ajudar os pequenos negócios a sobreviver nesse cenário de mudanças constantes.

Site: https://www.instagram.com/pedrosuperti/?hl=pt-br

Mind School

A escola oferece cinco cursos gratuitos: Introdução ao Futurismo, Gerenciamento de Conteúdo, Tendência do Marketing Digital - 2019, Design Thinking e Facebook Marketing.

https://ead.mindsc.com.br/

Perestroilka

Enquanto a quarentena durar, a plataforma oferece grátis o curso Clip, sobre colaboração, pensamento em rede e interdependência.

Site: https://www.perestroika.com.br/online/vailaefica/

Senai

Se sua área é a indústria, é bom aproveitar os cursos oferecidos pela instituição, que vão desde desenho arquitetônico até propriedade intelectual.

Site: http://www.eadsenai.com.br/virtual/ms/

Sest/Senat

Todos os cursos da plataforma – mais de 200 – estão disponíveis sem custo durante a quarentena. Há opções que vão de meio ambiente a inovação, de gestão a inclusão digital.

Site: https://ead.sestsenat.org.br/cursos/

UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)

Há opções nas áreas de docência em EaD, educação, gestão, informação e comunicação, inclusão e acessibilidade, matemática, sustentabilidade e tecnologias na educação.

Site: https://poca.ufscar.br/

Unieducar

São mais de 100 cursos online sobre temas como administração, direito, gestão educacional e línguas estrangeiras. É necessário utilizar o código SUPERA2020 ao se matricular.

Site: https://unieducar.org.br/supera2020

Universidade Harvard

A instituição de ensino oferece mais de uma centena de cursos em diversas áreas. Há uma taxa para quem quer obter um certificado da universidade após a conclusão dos estudos.

Site: https://www.edx.org/school/harvardx

USP (Universidade de São Paulo)

Matemática, filosofia ou zootecnia? Letras, enfermagem ou engenharia? Além dessas, a universidade dispõe de aulas em diversas outras áreas.

Site: http://eaulas.usp.br/portal/home.action

Universidade Stanford

Há cursos com inscrições abertas ou que começam nas próximas semanas. Entre eles estão programas de cursos integrados em algoritmos e em modelos gráficos probabilísticos.

Site: https://www.coursera.org/stanford

Trevisan Escola de Negócios

A oferta é para os cursos Liderança e Inovação em uma Economia Digital; Aplicações de Data Analytics; Contabilidade e Gestão de Custos; e Compliance, Ética Corporativa e Prevenção a Fraudes.

Site: http://www.trevisanonline.com.br 

Gastronomia

Petitchef

A plataforma oferece milhares de receitas, entre entrada, prato principal e sobremesa. Cada uma apresenta as informações nutricionais do prato.

Site: https://pt.petitchef.com/

Idiomas

Seda College

A escola oferece cursos de inglês gratuitos durante a quarentena. Basta se cadastrar e escolher as aulas no nível de idioma em que você está.

Site: https://app.sedacollegeonline.com/p/seda-live

Soulphia

A plataforma de cursos ministrados por tutoras nativas, todas moradoras ou ex-moradoras de abrigos nova-iorquinos, libera o acesso ao conteúdo online e às aulas ao vivo por 30 dias.

Site: http://go.soulphia.com/stayhome

Unesp (Universidade Estadual Paulista)

A instituição oferece Escrita em Língua Inglesa, que inclui textos e videoaulas para professores, estudantes e interessados em aprender o idioma.

Site: https://unespaberta.ead.unesp.br/index.php/cursos/item/287-eli

Infantil

Kinedu

Se você não sabe mais o que fazer para entreter as crianças de até 4 anos, acesse a plataforma. Até 15/4, as 1.800 atividades são disponibilizadas gratuitamente.

Site: https://www.kinedu.com/

Jardinagem

isolamento social

Crédito: Phuttharak/shutterstock

Ervas e temperos

Já foi comprovado que plantar é terapêutico – e que proporciona benefícios para a mente e para o corpo. E manter um jardim de ervas e temperos necessita de pouco espaço.

Site: https://institutodelongevidade.org/longevidade-e-comportamento/decoracao-e-paisagismo/cultivar-ervas-e-temperos-em-casa e https://institutodelongevidade.org/longevidade-e-comportamento/decoracao-e-paisagismo/horta-em-apartamento

Jogos

The Enemy

A plataforma de games disponibilizou 20 opções gratuitas para dispositivos Android e iOS. Entre eles estão Brawl Stars, Fortnite Battle Royale e PUBG Mobile.

Site: https://www.theenemy.com.br/mobile/jogos-mobile-gratis-coronavirus#item-list-1

Limpeza

Produtos caseiros

Se está sobrando tempo, que tal fazer produtos de limpeza – como aromatizador de ambientes e limpa-rejunte – e, assim, evitar idas desnecessárias ao supermercado?

Site: https://institutodelongevidade.org/longevidade-e-comportamento/produtos-de-limpeza-caseiros

Livros

Amazon

O risco aqui é se perder entre os milhares de eBooks gratuitos, distribuídos entre clássicos brasileiros e internacionais, mangás, literatura estrangeira e autoajuda, entre outros.

Site: https://www.amazon.com.br/b?ie=UTF8&node=6311441011 

Scribd

A plataforma oferece, por 30 dias, acesso gratuito às publicações. Há opções tão variadas quanto Machado de Assis, Mario Sergio Cortella e Padre Fábio de Melo.

Site: https://pt.scribd.com/?lohp=1

UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

É possível fazer download de 59 obras publicadas pela editora da universidade. Entre as opções é possível encontrar obras técnicas e literatura clássica.

Site: https://editora.ufsc.br/estante-aberta/

Meditação

Medite.se

O app apresenta os primeiros passos para quem quer meditar e meditações avançadas para quem já tem experiência. Há ainda orações e mantras, entre outras funcionalidades.

Site: https://www.facebook.com/medite.se/ 

Semana Zazen

A Monja Cohen ministra um workshop gratuito, de 13 a 25/4. A série busca ensinar a superar adversidades, apreciar a vida e ser mais leve frente às dificuldades do dia a dia.

Site: https://www.semanazazen.com.br/

Mentoria

Cubo Minds

Até 18/4, está liberado o acesso aos encontros online ao vivo com especialistas em agilidade, liderança, negócios e projetos.

Site: https://mkt.projectlab.com.br/mentorias-do-cubo

Homa

Tem um negócio local e precisa de mentoria em tempos de pandemia de Covid-19? A Homa oferece – e gratuitamente. Basta se cadastrar.

Site: https://conteudo.homadesign.com.br/mentoria-homa

Museus

Louvre

O principal museu francês, casa da Monalisa, de Da Vinci, oferece diversos tours virtuais para quem quer conhecer as obras-primas que ele abriga.

Site: https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne

isolamento social

Crédito: Watcharee Suphaluxana/shutterstock

Masp (Museu de Arte de São Paulo)

Você pode passar por um tour virtual por um dos mais renomados museus modernos do mundo. Para isso, basta acessar o site e escolher por onde quer caminhar.

Site: https://masp.org.br/acervo/explore

MIS (Museu da Imagem e do Som)

O museu online reúne os acervos museológico e bibliográfico, em alguns casos, dá acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo.

Site: https://www.mis-sp.org.br/acervo/online

Museu Casa de Portinari

Conheça, em tour virtual, a antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski (interior de SP). Foi o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais.

Site: https://www.museucasadeportinari.org.br/TOUR-VIRTUAL/

Museu Índia Vanuire

A plataforma reúne opções para pais e filhos: crianças podem aproveitar jogos gratuitos sobre cultura indígena e adultos podem fazer uma visita virtual e interagir com imagens.

Site: http://www.museuindiavanuire.org.br/

Museu Nacional

Em 2018, um incêndio afetou ou destruiu boa parte das coleções do museu. Mas é possível conhecer virtualmente, enquanto ele permanece fechado, seu acervo.

Site: https://artsandculture.google.com/exhibit/5gJywQA_-ABfJw

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Quer ver as janelas imensas, as paredes de tijolos aparentes e, claro, a rica coleção da instituição? Basta acessar o site e ter instalado o Flash Player para ter visão 360º do local.

Site: http://www.sp360.com.br/site/conteudo/index.php?in_secao=37&in_idioma=1&in_conteudo=109&thisMediaId=5697

The National Gallery

O museu inglês oferece três roteiros: Google virtual tour (vistas panorâmicas), Virtual reality tour of the Sainsbury Wing (obras da Renascença) e Virtual tour of 18 rooms (com 300 obras).

Site: https://www.nationalgallery.org.uk/visiting/virtual-tours

The Virtual Egyptian Museum

Cada item apresentado nesse museu dedicado ao Egito vem com uma história: onde foi encontrado, a que dinastia pertenceu, de que é feito e em que época foi produzido.

Site: http://www.virtual-egyptian-museum.org/

The Virtual Museum of Iraq

Conheça online algumas das maravilhas da antiga Mesopotâmia, entre artefatos, relíquias e tesouros perdidos. É preciso ter instalados os programas Adobe Flash e QuickTime.

Site: http://www.virtualmuseumiraq.cnr.it/noflash.htm

Música

Cifra Club

Seja violão, seja ukelele, há diversos cursos gratuitos no site para quem quer aprender ou aprimorar-se em algum instrumento musical.

Site: https://www.cifraclub.com.br/

Korg

Até 31/3, a empresa liberou o uso gratuito do iKaossilator. O app permite a criação de músicas e pode ser usado por quem e por quem não tem conhecimento musical.

Site: https://www.korg.com/us/news/2020/0313/

Palco MP3

Quem quer conhecer novos artistas de música brasileira pode acessar a plataforma. Segundo o site, há um milhão de músicas disponíveis, cadastradas pelos próprios músicos.

Site: https://www.palcomp3.com.br/

Serviços variados

+60 Saúde

De segunda a sexta, sempre às 9h, o canal de vídeos no Youtube publica um novo conteúdo com dicas parta você viver mais e melhor. Exercícios físicos para fazer em casa, informações relevantes, dicas para você cuidar da saúde mental e física. Tudo isso e muito mais. Confira, toda semana, uma nova programação voltada para o público 60+.

Site: http://www.youtube.com/c/Mais60Saúde 

Razões para Acreditar

O site de boas notícias lançou o Guia Colaborativo de Serviços Gratuitos. Há opções de cultura e lazer e ferramentas para quem está trabalhando de casa.

Site: https://razoesparaacreditar.com/servicos-gratuitos-coronavirus/ 

TV e Vídeo

Crédito: Roman Samborskyi/shutterstock

Globoplay

A plataforma liberou, por tempo limitado, conteúdos infantis e juvenis para não assinantes. Estão inclusas as séries Sítio do Pica-Pau Amarelo, Malhação e Detetives do Prédio Azul.

Site: https://globoplay.globo.com/

NBA League Pass

A liga de basquete norte-americana cancelou os jogos previstos para esse período, mas liberou os vídeos da temporada anterior gratuitamente, por 30 dias.

Site: https://watch.nba.com/packages?ls=leaguepass:nbacom:packages:rd

SPCine Play

A plataforma brasileira de streaming liberou desde o dia 17/3, por 30 dias, acesso gratuito a obras do cinema nacional, conteúdos originais e títulos exclusivos de mostras e festivais.

Site: https://www.spcineplay.com.br/

Videoconferência

Hangouts

Desenvolvido pelo Google, traz opções para mensagens de texto e de voz, além de conferências em grupo – gratuitas para times de até dez pessoas.

Site: https://hangouts.google.com/?hl=pt-BR

Messenger

O aplicativo de conversas permite conectar seus amigos do Facebook em videochamada. Para isso, basta selecionar os participantes e reuni-los em um grupo.

Site: https://www.messenger.com/

Skype

A solução da Microsoft inclui compartilhamento de tela e emojis. Permite que a reunião seja feita sem necessidade de download de app; o acesso é feito por link.

Site: https://www.skype.com/pt-br/free-conference-call/

Zoom

Tem um grupo de até 100 pessoas e quer se conectar ao mesmo tempo com todas elas? É só baixar o app e usar. A duração da chamada nesses casos é de até 40 minutos, para o plano gratuito.

Site: https://zoom.us/



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: