Nos últimos anos, a expectativa de vida dos brasileiros tem mostrado um aumento significativo. Conforme dados do IBGE divulgados no final de 2023, esse aumento foi para 75,5 anos em 2022. As mulheres apresentam uma expectativa de vida de 79 anos, enquanto os homens têm uma expectativa de 72 anos. O que significa dizer que, com base nos últimos dados, as mulheres vivem mais.

De acordo com os especialistas, essa diferença na longevidade entre homens e mulheres é uma combinação de fatores. Porém, não é um fenômeno exclusivo no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa tendência é evidente em diversas partes do mundo, com as mulheres consistentemente superando os homens em expectativa de vida.

Por que mulheres vivem mais?

A expectativa de vida mais longa das mulheres pode ser atribuída a um conjunto de fatores biológicos, comportamentais e sociais. Estudos sugerem que diferenças biológicas fundamentais entre os sexos, como variações hormonais e cromossômicas, desempenham um papel significativo na determinação da longevidade.

Essas características podem influenciar diretamente os processos de envelhecimento e saúde ao longo da vida. Além dos fatores biológicos, o comportamento desempenha um papel crucial na determinação da longevidade.

Em geral, as mulheres vivem mais porque tendem a adotar comportamentos de saúde mais preventivos. Consultas médicas regulares, alimentação balanceada e exercícios físicos consistentes são hábitos mais comuns para as mulheres. Essas escolhas de estilo de vida contribuem significativamente para uma melhor saúde geral e uma maior resiliência diante dos desafios de saúde.

Três mulheres idosas praticando pilates. Imagem para ilustrar a matéria sobre mulheres vivem mais. Crédito: BearFotos/Shutterstock

Na websérie exclusiva do Instituto de Longevidade, a temática do envelhecimento saudável foi abordada. A especialista em gerontologia, Maria Angélica Sanchez, também pontuou os motivos das mulheres viverem mais. Confira abaixo:


Você sabia que associados ao Instituto de Longevidade tem acesso a diversos serviços exclusivos, pensados na qualidade de pessoa de pessoas 60+? Com o Programa de Benefícios ViverMais, aposentados, pensionistas e pessoas com 60 anos ou mais contam com descontos em medicamentos, seguro de vida, teleconsulta, entre outros serviços.  

Veja como se associar e saiba como viver mais e melhor!

Leia também:

Adotar hábitos saudáveis é possível: siga esses 7 passos e veja como é fácil

Perda muscular começa aos 40 anos e pode afetar a expectativa de vida

Menopausa: é preciso quebrar tabus para reduzir o impacto na vida das mulheres

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: