Qual o segredo da longevidade? Por que algumas pessoas e famílias conseguem chegar facilmente  a uma idade avançada e outras não? Um estudo chamado SuperAgers Family Study tem como objetivo desvendar esse mistério. 

O lançamento do SuperAgers Family Study se deu em novembro do ano passado. A metodologia passa pela coleta de amostras de DNA e históricos de saúde de até 10 mil pessoas que já chegaram aos 95 anos ou mais.

Trata-se do estudo mais ambicioso já feito com o objetivo de revelar o que acontece por trás da genética. Com ele, os cientistas querem entender como alguns envelhecem de forma bastante saudável e conquistam uma longevidade invejável.

SuperAgers Family Study estuda o envelhecimento saudável

Foto:Sabrina Bracher / Arquivo Pessoal

SuperAgers Family Study acumulará informações preciosas

O SuperAgers Family Study foi criado com o objetivo de olhar para as pessoas que viveram pelo menos até os 95 anos para estudar as possíveis respostas da longevidade.

Nos Estados Unidos, onde a pesquisa acontece, estima-se que existam cerca de 90 mil pessoas com pelo menos 100 anos de idade. Até o ano de 2060, acredita-se que esse número passe para 589 mil.

Nir Barzilai, diretor científico da Federação Americana para Pesquisa do Envelhecimento, lidera a investigação sobre longevidade ao longo de vários anos. Para ele, “acumular informações dessa magnitude permite a identificação de fatores genéticos, biológicos e comportamentais que afetam o envelhecimento e suas doenças relacionadas”. Ele diz que os dados trarão benefícios imediatos para os cientistas que trabalham com o tema.

As informações obtidas pelo SuperAgers Family Study devem ser preservadas em um biobanco. Durante décadas, elas estarão à disposição dos profissionais que trabalham com prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao envelhecimento.

Até agora, a quantidade de dados colhidos ainda é pequena e o recrutamento está no início. Qualquer pessoa que tenha ao menos 95 anos e seus filhos podem participar preenchendo um histórico familiar, demográfico e de saúde.

A partir daí, quem for elegível para o estudo, receberá um kit para coletar amostras biológicas. A Faculdade de Medicina Albert Einstein fará o trabalho de armazenamento e processamento do DNA dos participantes. 

Para envelhecer com qualidade é necessário praticar o autoconhecimento. Faça o teste abaixo e descubra a sua idade mental.



Leia também:

Envelhecimento de qualidade depende de socialização 

Veja quanto você economiza em um ano se cuidar da saúde

Ivanir dos Santos: “Longevidade não pode ser lida só pela questão genética ou cronológica” (institutodelongevidade.org)

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: