A busca por uma vida mais feliz pode ser alcançada com pequenos hábitos que promovem a felicidade e o bem-estar, segundo estudos científicos recentes. A Universidade de Bristol, no Reino Unido, comprovou que práticas simples podem aumentar a sensação de contentamento e satisfação de maneira duradoura.
O conceito de felicidade pode ser algo extremamente pessoal e varia conforme as expectativas de cada indivíduo. Além de metas e desejos, no entanto, alguns hábitos têm o poder de tornar a vida mais feliz. Essa conclusão, fruto da pesquisa em Bristol, foi publicada na revista científica Higher Education.
O estudo surgiu a partir de um curso pioneiro oferecido pela própria universidade e lançado em 2018. Chamado de Ciência da Felicidade, o curso explora o que a psicologia e a neurociência entendem sobre essa sensação que, segundo o enciclopedista brasileiro Antônio Houaiss (1915-1999), é o “estado de uma consciência plenamente satisfeita”.
Conduzidos pela equipe do professor Bruce Hood, os alunos adotaram as práticas sugeridas pelo curso. Com isso, aqueles que mantiveram os hábitos de forma constante tiveram um aumento de 10 a 15% em seu bem-estar. Esse efeito perdurou por até dois anos.
Confira a lista de hábitos abaixo.
Crédito: Brastock/Shutterstock
Sete hábitos que promovem a felicidade
1. Durma bem e com qualidade
O sono é essencial para a saúde física e emocional. Durante o descanso noturno, o corpo se restaura, eliminando toxinas e fortalecendo o sistema cardiovascular e metabólico. O especialista em sono Geraldo Lorenzi explica que a qualidade do sono está diretamente ligada às atividades realizadas durante o dia, como a prática de exercícios físicos, exposição ao sol e uma alimentação balanceada. Dormir e acordar nos mesmos horários ajuda a estabelecer um ritmo, promovendo noites de sono mais restauradoras.
2. Caminhe na natureza
O contato com a natureza é um dos hábitos que promovem a felicidade, com efeitos comprovados na estrutura cerebral. Segundo estudo publicado no The World Journal Biological Psychiatry, caminhar ao ar livre, em meio à natureza, aumenta a massa cinzenta no córtex pré-frontal, região responsável pelo planejamento e controle emocional. Estar perto de áreas verdes ajuda a reduzir o estresse e promove uma sensação de paz e conexão.
3. Pratique o bem
Fazer o bem ao próximo é uma fonte comprovada de satisfação pessoal. Para o psicólogo Leonardo Soares, a empatia é a base da solidariedade. Ao se colocar no lugar do outro, as pessoas tendem a desenvolver uma visão mais ampla e compassiva, o que reforça a própria felicidade. A neurociência mostra que esse sentimento é potencializado pelos neurônios-espelho, que permitem a compreensão das emoções alheias e fortalecem a conexão entre as pessoas.
4. Medite regularmente
A meditação é um dos hábitos que promovem a felicidade ao reduzir o estresse e retardar o envelhecimento biológico. Um estudo publicado na revista Psychoneuroendocrinology destaca que a prática meditativa reduz o comprimento dos telômeros, estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomos e relacionadas à idade biológica. Meditar permite que a pessoa cultive um estado de paz interior, que se reflete em mais bem-estar e saúde.
5. Veja o lado positivo
Enxergar os aspectos positivos do cotidiano é um hábito poderoso para a felicidade. A geriatra Roberta França orienta seus pacientes a anotarem diariamente algo bom que aconteceu, guardando essas anotações para reler no final do mês. Essa prática ajuda a desenvolver uma visão mais otimista da vida, tornando o dia a dia mais leve e alegre.
6. Pratique atividade física regularmente
Manter-se ativo fisicamente também é um dos hábitos que promovem a felicidade, pois libera endorfina e outros hormônios do prazer. Além de melhorar a saúde física, a prática regular de exercícios eleva o humor e promove uma sensação de bem-estar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física por semana para colher esses benefícios.
7. Pratique a gratidão
A gratidão é um hábito com forte impacto emocional e fisiológico. A neuropsicanalista Priscila Gasparini Fernandes explica que a prática de agradecer pelas coisas boas da vida ativa o sistema de recompensa do cérebro, aumentando a liberação de dopamina e serotonina, neurotransmissores associados ao prazer e bem-estar. A gratidão reduz o estresse, promove resiliência emocional e melhora a saúde física.
Esses sete hábitos mostram que é possível transformar a vida com pequenas mudanças no dia a dia. Incorporá-los é um passo para uma existência mais leve, plena e feliz.
Para cuidar da saúde física e mental é preciso planejamento. Com o Programa ViverMais é possível focar na saúde e no bem-estar. Os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.
Converse com nossos consultores, torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.
Leia também:
Hábitos que afetam a memória: veja 4 práticas para corrigir durante o envelhecimento
Hábitos saudáveis para viver mais: estudo aponta 8 dicas para ter mais 24 anos de vida
Hábitos que retardam o envelhecimento: veja 8 atitudes para viver mais