Manter a saúde mental na terceira idade nem sempre é algo fácil. Como existem muitas mudanças nessa fase, é fundamental estar atento caso a tristeza e o desânimo apareçam. Para Filipe Colombini, psicólogo e CEO da equipe AT,  é importante que as pessoas se preocupem desde a fase adulta com a saúde mental que terão na velhice. 

“Um ponto sobre cuidar da saúde mental na terceira idade é pensar nas áreas da vida. Pensar, didaticamente, em quê você está focando. E ter equilíbrio na sua rotina e em seus hábitos, sejam alimentares, de lazer, relacionamento, ocupação e trabalho”, explica.

O especialista ressalta que o trabalho não tem a ver com emprego, mas como as pessoas estão contribuindo com as outras pessoas. “Muitas vezes a gente liga a questão do trabalho com o emprego e não necessariamente é. Você pode se aposentar, mas de fato o trabalho continua”. 

Filipe também explica que é muito importante ter uma rede de suporte. E não precisa ser necessariamente a família. “É ter uma rede de suporte formada por pessoas que se importam contigo, com a sua qualidade de vida, que compartilham com os seus valores, seus objetivos de vida e que tenham afeto, cuidado, compreensão e vínculo”, afirma.

Rede de apoio ajuda a manter a saúde mental na terceira idade

Foto: Diego Cervo/Shutterstock

Para ter saúde mental na terceira idade, redefina valores e tome decisões

O equilíbrio nas diversas áreas da vida é muito importante para que se tenha saúde mental na terceira idade. Mas, para encontrá-lo e reconhecê-lo, será preciso muitas vezes se auto-observar e se autoconhecer. Redefinir valores e tomar decisões é algo essencial.

De acordo com a terapeuta Fernanda Temple, é importante entender que uma mente positiva será o melhor caminho para escolhas sadias e, consequentemente, mais felicidade. “O que você deseja, vibra e escolhe é o que forma o seu caminho”, diz. 

Filipe sugere que se pense em perguntas como: “O que vai fazer com que a vida valha a pena ser vivida?”. E se estiver difícil achar resposta, buscar ajuda terapêutica também pode ser parte do processo para conquistar saúde mental na terceira idade, especialmente se a pessoa idosa estiver mais isolada. 

Rede de suporte pode ajudar

“Tanto a rede de suporte quanto a terapia podem ajudar. Envelhecer e lidar com o envelhecimento e com os processos biológicos que acontecem no dia a dia impactam muito com a saúde mental. Terapia, grupos, redes de suporte, são fundamentais, diz o especialista.

Ele explica que muitas vezes o idoso vai se esquivando e vai se enclausurando no próprio mundo. “O AT ajuda nesse processo, além de trabalhar no treinamento de familiares para ajudar as pessoas a lerem os sinais, porque aquela pessoa vai mudando o seu padrão de comportamento. Normalmente ela fica isolada, perde o prazer de fazer coisas que gostava, a vida fica cinza”, avalia.

Confira dicas para manter a saúde mental na terceira idade

A terapeuta Fernanda Temple dá algumas sugestões para os mais maduros manterem a saúde mental e viverem dias mais felizes. Confira:

  • Faça mais o que gosta, pergunte-se o que te  move e siga seu norte interno.
  • Abra um tempo para cada coisa na sua semana. Excessos são sempre prejudiciais.
  • Não se esqueça de que lazer é extremamente importante. Ache um tempo para descarregar as energias, a cabeça e as emoções.
  • Absorva mais luz do sol. É provado que em países com ausência dela, pessoas se tornam mais depressivas.
  • Recarregue-se do que realmente lhe nutre. Abrir esse espaço é colocar você mesmo diante de novo dos desafios de forma diferente.
  • Evite preocupar-se. Pare de falar de problemas que ainda não bateram à sua porta. Grande parte de nossos males diz respeito ao futuro.
  • Pare de narrar fatos tristes ou enxergá-los como troféus. Orgulhe-se de suas boas conquistas. Uma fala generosa e amorosa sobre si mesmo e sobre sua vida ajuda você a focar na parte positiva de tudo. Quem reclama, clama mais do mesmo.
  • Tenha um tempo em silêncio durante seu dia. Desligue-se de todos os aparelhos e da tagarelice das redes sociais, apenas para perceber a si mesmo. Parece simples, mas às vezes não respiramos de forma consciente. Deixe entrar ar em sua vida, literalmente. Abra espaço para o novo.

Receber suporte psicológico é uma estratégia eficaz para aprimorar o bem-estar emocional. E o Programa de Benefícios ViverMais pode te ajudar com isso. Os membros do ViverMais têm tem acesso a teleconsultas com psicólogos e outros especialistas.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.

Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Janeiro Branco: cuidar da saúde mental deve ser uma prioridade

Estudo investiga razões que levam a envelhecer com saúde física e mental

Hábitos saudáveis para você começar hoje 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: