Envelhecer com saúde física e mental é o desejo de qualquer ser humano que vai percebendo o passar dos anos. E descobrir as razões que levam a um envelhecimento saudável é, por outro lado, um dos desafios dos profissionais que estudam o tema. 

Um grupo de pesquisa chancelado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Belo Horizonte, faz exatamente isso. Uma equipe  vem colhendo dados de idosos a partir de 80 anos para entender o que faz com que possam envelhecer com saúde. Essa equipe é formada por geriatras, nutricionistas, dentistas e alunos de graduação e pós-graduação do Serviço de Geriatria e Gerontologia do Hospital das Clínicas da UFMG

O grupo de pesquisa foi batizado de Khrónos, existe há um ano e meio e já foram cadastrados mais de 120 idosos. 

Alimentação ajuda a envelhecer com saúde física e mental

Foto: Juice Team/ Arquivo Pessoal

Boa alimentação é um dos motivos para envelhecer com saúde física e mental

O que já se sabe é que a boa alimentação ajuda no envelhecimento saudável. Segundo  a nutricionista  Ann Kristine Jansen, de 58 anos,  professora do Departamento de Nutrição da UFMG e doutora em ciências pela USP, os idosos que envelhecem bem têm alguns pontos em comum. 

“Eles consomem baixa quantidade de ultraprocessados, bom consumo de frutas e hortaliças e também de feijão, além de um consumo bom de proteína. Muitos deles jantam à noite. O uso de açúcar é baixo e de refrigerante também”, disse ela. 

Além disso, apesar da maioria não realizar exercício físico, todos se mantêm ativos de alguma forma. Ou seja, caminham, cuidam da casa, etc. Não permanecem sentados o dia todo.

Com isso, apesar de possuírem algum tipo de comorbidade, inclusive por conta do envelhecimento, conseguem manter as eventuais doenças controladas. Além disso, levam uma vida independente, sem necessidade de cuidadores.

Outros fatores ajudam no envelhecimento saudável

Além da boa alimentação e da atividade física, outros fatores ajudam a envelhecer com saúde física e mental. Eles seriam, segundo a especialista, exercícios físicos e interação social. 

Os cuidados da saúde, vale lembrar, acabam sendo muito importantes para a conquista da longevidade e também da longevidade financeira. Quem envelhece com saúde também acaba precisando gastar menos com remédios e cuidados médicos. 



Leia também:

Hábitos saudáveis para você começar hoje 

Envelhecimento de qualidade depende de socialização

A importância dos estímulos criativos para os 50+ 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: