Tomoko Horino quebrou o recorde e entrou para o Guinness por ser a consultora de beleza mais velha do mundo. Sempre cuidadosamente maquiada, a centenária se dedicou ao trabalho e usava a sua própria maquiagem como forma de divulgar os produtos que vendia.

O título de consultora de beleza mais velha do mundo veio em agosto de 2023. A centenária contou ao Guinness World Records que "era a época em que as mulheres ficavam em casa e se dedicavam ao lar”. Porém, ela era uma das que precisavam trabalhar.

Na década de 1960, Horino vivia em Fukushima, no nordeste do Japão. Por sair de casa maquiada, seus vizinhos achavam que ela trabalhava em um bar de acompanhantes. "Mas qual é a acompanhante que sai quando o sol levanta e volta quando se põe?", perguntou rindo.

Vida e carreira da consultora de beleza mais velha do mundo

Horino nasceu em abril de 1923. Casou-se com um diretor da administração pública local e viveu com ele até a sua morte, há 16 anos. Mesmo com uma longa vida juntos, ela acredita que essa união foi um erro.

Seu marido vinha de uma família rica e gastava muito dinheiro sem que Horino soubesse. “Convidava os amigos para jantar e beber e gastava todo seu salário", conta a consultora de beleza mais velha do mundo.

Para complementar a renda da família e cuidar de seus três filhos, Horino começou a trabalhar. Seu primeiro serviço foi fabricando caixas para presentes. Já aos 39 anos, começou a vender produtos da marca de cosméticos japonesa Pola em domicílio. Rapidamente foi promovida e começou a ganhar o triplo de seu marido.

Até hoje ela diz que trabalha muito e segue batendo suas metas de vendas.

Tomoko Horino, a consultora de beleza mais velha do mundo, em sua casa apontando para o quadro do Guinness, com sua premiação. Crédito: Philip Fong/AFP

Cuidados diários de uma centenária

Horino, que usou saltos do tipo agulha até os 80 anos, se maquia todos os dias e utiliza tratamentos antirrugas. Todas as noites, antes de dormir, aproveita um bom banho, relaxa as pernas na água quente e refresca o rosto com 20 borrifadas. Depois desse ritual, é hora das loções. Sempre dois tipos de antirrugas, um toque de sérum de beleza, um pouco de leite hidratante, e, para finalizar, um creme facial.

Também como rotina da noite, Horino se mantém informada por meio dos telejornais. Sua intenção é estar atualizada para ter assunto com seus clientes.

"Tenho que estar por dentro de muitos assuntos. Preciso conhecer o beisebol para poder falar" com alguém que goste deste esporte, conta.

Seu trabalho e sua paixão e a consultora mais velha do mundo não tem pretensão de parar.

"Continuarei trabalhando enquanto estiver viva." 

Horino afima que gosta de ajudar as pessoas a "ficarem mais bonitas e mais felizes".

Trabalho para pessoas mais velhas

O envelhecimento demográfico tem impacto significativo no Japão. Aproximadamente 30% da população tem 65 anos ou mais. Além disso, o país conta com mais de 92 mil pessoas centenárias.

Nos últimos anos, a demanda por empregos entre as pessoas mais velhas têm crescido. Parte disso se dá pela escassez de mão de obra. A empresa Pola, por exemplo, tem cerca de 250 consultoras de beleza acima de 80 anos. Além de Horino, existem mais três centenárias.

A empresa decidiu inscrevê-la para o Guinness World Records, porque é "a mais ativa na comunicação com os clientes e na participação da elaboração de novos produtos", segundo Aya Katsuda, porta-voz da Pola.


Para viver mais e melhor é preciso planejar. Baixe do Guia da Longevidade Financeira e conheça os cinco pilares para construir o seu futuro.

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro

Leia também:

Aumento da expectativa de vida exige mudanças no planejamento financeiro

Mudança na estrutura etária brasileira: população idosa aumenta e percentual de jovens diminui

Longevidade e os desafios do mercado de trabalho

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: