Pelas próximas semanas, os olhos do mundo todo estarão focados no Japão. Sede dos Jogos Olímpicos 2020 (realizados em 2021 em função da pandemia do coronavírus), o país inspira curiosidade e interesse principalmente por ter uma cultura tão diversa à nossa. 

Terra do Sol Nascente, dos animes, da tecnologia e da tradição, do wasabi e, por que não dizer, da longevidade, o Japão tem muito a nos ensinar. E dentre todas as coisas que poderíamos aprender com eles, separamos quatro que vão melhorar seu ambiente de trabalho e as relações com os seus colegas.

Confira abaixo.

A limpeza é responsabilidade de todos

No Japão, todos são responsáveis pelo cuidado e pela limpeza do lugar de trabalho. E isso funciona independentemente da hierarquia: do estagiário ao chefe, todos contribuem para manter o zelo do ambiente.

É comum, ao longo de toda a jornada de trabalho, seja no começo, meio ou fim, as pessoas separarem um tempo para recolher o lixo, passar pano nos objetos, organizar a bagunça e até mesmo limpar o banheiro. É uma forma de demonstrar respeito pelo ambiente e pelos próprios colegas, já que todos compartilham o mesmo espaço.

Por exemplo, em um hotel, é comum ver o próprio gerente checando a situação dos quartos e fazendo a limpeza após a saída dos hóspedes. Em um açougue, chefe e funcionários se unem no começo e no fim do dia para higienizar o ambiente e deixar tudo limpo para os clientes. No corpo de bombeiros, todos são responsáveis pelo cuidado com os próprios equipamentos e fazem manutenções diárias a fim de evitar qualquer problema na hora de entrarem em ação.

E esse exemplo se estende para fora do ambiente de trabalho. Nas escolas, os alunos são responsáveis pela limpeza das salas de aula e dos corredores. Todos os dias, dois ou mais alunos são escolhidos para varrer, passar pano nas cadeiras e apagar o quadro de aula. Na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, torcedores japoneses viraram manchete nos jornais por limparem o estádio após um dos jogos.

Ouvir, entender e aprender para fazer cada vez melhor

Você costuma se reunir com sua equipe antes de começar um dia de trabalho? E no fim? Saiba que no Japão esse alinhamento diário é comum e tem até nome: daikotai.

Para que os processos ocorram com perfeição ao longo da jornada, é muito importante dentro da cultura corporativa japonesa que as equipes se encontrem logo no começo para estabelecer metas, prioridades e responsabilidades. É uma forma também dos líderes entenderem as dores de cada funcionário e preverem erros antes que aconteçam. Ao fim do dia, o daikotai ajuda na hora de entender o que foi feito e o que não foi possível ser realizado.

Equipe de trabalho no Japão fazendo um alinhamento e comemorando uma conquista.

Crédito: imtmphoto/shutterstock

Em lugares que possuem turnos e equipes diferentes para cada turno, como em um hotel ou no corpo de bombeiros, essa prática é essencial para que as equipes estejam alinhadas entre si e possam dar segmento aos processos.

Apreciar o trabalho do outro é tradição

Mesmo que seja conhecido no mundo inteiro como um país tecnologicamente avançado, o Japão ainda se mantém fiel a muitas tradições, principalmente no que se refere ao relacionamento interpessoal.

Em qualquer encontro de trabalho, é normal que todos os presentes tenham em mãos seus cartões de visita e que troquem esses cartões entre si. É uma forma de reconhecer o outro e demonstrar apreço pelo seu trabalho. E os cartões não são compartilhados de qualquer forma, existe uma ordem precisa: do cargo hierarquicamente mais alto ao mais baixo.

E essa cordialidade toda não termina após as apresentações iniciais. Ao fim, o grupo que sediou a reunião sempre acompanha quem veio de fora e segue-se uma sequência de cumprimentos - aquele tão conhecido pelo mundo todo, em que as pessoas se curvam e abaixam a cabeça para quem está na frente. Essa forma de cumprimento tem até nome: ojigi.

No Japão, o respeito está sempre em primeiro lugar no pódio

O ojigi é o principal cumprimento no Japão. Nada de beijinhos ou abraços por aqui. 

O ojigi demonstra respeito, gratidão e perdão ao outro, e deve ser usado principalmente com pessoas mais velhas ou que tenham uma posição mais elevada (seja na empresa, seja socialmente). O recomendado é que a pessoa mais nova sempre se curve primeiro, mantendo uma curvatura mais baixa e longa, e que não faça contato visual. 

via GIPHY

As relações de respeito, principalmente em relação aos mais velhos, não ficam apenas nas ações, mas nas palavras também. A sabedoria de quem veio antes é muito valorizada pelos japoneses, e isso pode ser conferido na forma como eles se referem aos colegas, familiares e até amigos. 

Usar o sufixo san ao final do nome de alguém é um sinal de consideração e respeito. Para colegas mais velhos, seja na escola ou no ambiente de trabalho, usam senpai, enfatizando que estão abertos a aprender com eles. Para professores e para algumas outras profissões (principalmente quando uma pessoa é reconhecida nessa profissão), usam sensei. Respeito e admiração em sua total potência.

Gostou das nossas dicas? Então confira os nossos mais de 300 cursos on-line gratuitos e veja como voar ainda mais alto em sua carreira.


Leia mais:


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: