O home office já se tornou uma realidade para alguns brasileiros. Desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, estima-se que 7,9 milhões de brasileiros trabalhem de casa. O número é baixo, e equivale a apenas 10% da população economicamente ativa.

“A questão do home office é nova no Brasil, não tínhamos essa cultura e muitas empresas ainda não enxergam o home office com bons olhos, porque acreditam que a empresa funciona bem se todos os funcionários estiverem ali, no mesmo espaço, realizando suas atividades sob o olhar e a supervisão de seus gestores, além de recearem enfraquecer a cultura e os ritos organizacionais”, explica Patrícia Campos, diretora de Gente e Gestão do Grupo Mongeral Aegon.

Patrícia conta que, desde o início da pandemia, as empresas do Grupo aderiram ao home office e que não pensam em retomar as atividades presenciais da forma como era antes. “Estamos dispostos a manter esse modelo de trabalho, mesmo após o término do isolamento social. Estaremos juntos nas ações que fortalecem a nossa cultura, nas atividades colaborativas, dentre outras, mas consideramos que rotinas de trabalho podem ser bem-feitas de casa, como já comprovamos”, garante a diretora.

Mas para que o home office aconteça sem problemas, é preciso que empresas e funcionários façam a sua parte. “Os colaboradores devem ser capazes de se autogerenciar, comprometendo-se com os resultados e tendo atitude de dono. As organizações devem intensificar o cuidado com suas equipes, facilitar as condições para que trabalhem bem de casa, investir continuamente em tecnologia e implementar ações efetivas que favoreçam a comunicação. O que estamos vivendo não tem registro em livros, estamos nos adaptando a um novo modelo”, defende Patrícia.

Mas mesmo com todos esses pontos funcionando bem, é possível que alguns deslizes possas atrapalhar a produtividade de trabalhadores que estão em home office. Trouxemos nesta matéria alguns erros que podem comprometer o seu trabalho a distância. Veja quais são e saiba como corrigi-los.

5 erros que podem atrapalhar sua produtividade no home office

1. Não contar com um espaço adequado para o home office

Trabalhar de casa, sem precisar se locomover até a empresa, tem muitas vantagens, mas também exige certos cuidados. Problemas podem acontecer quando a rotina doméstica começa a se misturar com a rotina de trabalho.

Para que seu home office seja realmente eficiente, primeiramente é preciso contar com um espaço em que você possa realizar suas atividades laborais sem as interferências domésticas. O ideal é buscar um canto da casa que seja arejado e confortável, onde você possa ter concentração e privacidade, além de contar com todo o suporte necessário, como internet e iluminação adequada. Se possível, evite utilizar o próprio quarto de dormir para o home office.

Alguns profissionais indicam até que você se arrume para o home office, como se estivesse saindo de casa para ir ao trabalho. Isso poderá ajudar você a entender que aquele momento é exclusivo para o trabalho.

2. Não realizar as adaptações necessárias

A nova realidade do trabalho remoto exige que trabalhadores realizem algumas adaptações em casa necessárias à realização das tarefas. Não foram todas as empresas que ofereceram suporte aos seus funcionários para isso. Os que não receberam, tiveram que se preparar sozinhos e a solução foi improvisar.

Nesses casos, o ideal é que, de tempos em tempos, esses improvisos sejam revistos e aprimorados para que o trabalho flua da melhor maneira possível, entendendo quais as reais necessidades e encontrando as soluções mais adequadas.

É preciso estabelecer horários de trabalho e de descanso para garantir produtividade durante o home office. Foto: Girts Ragelis / Shutterstock.

É preciso estabelecer horários de trabalho e de descanso para garantir produtividade durante o home office. Foto: Girts Ragelis / Shutterstock.

3. Não definir horários de trabalho e de descanso

Quando o trabalho é realizado no ambiente da empresa, é normal que funcionários se levantem de tempos em tempos para tomar um café, ir ao banheiro ou conversar sobre alguma questão com outras pessoas. O mesmo deve acontecer no home office.

Muitos profissionais em home office acreditam que existe a obrigação de estarem disponíveis para atender a demandas profissionais no momento em que são solicitadas. Porém, tamanha cobrança pode trazer alguns problemas, como estresse, perturbação do sono, ansiedade etc., levando a uma baixa na produtividade.

Não é porque você está em casa que deverá estender seu horário para além do que estenderia se estivesse na empresa. Estipule horários de entrada e saída do trabalho e dedique-se também a você.

4. Não definir limites com os familiares

É muito comum que, trabalhando em home office, familiares ou amigos que dividam a residência com você o abordem algumas vezes para tratar de assuntos pessoais ou pedir sua ajuda para realizar atividades domésticas.

Interagir com essas pessoas e se desligar do trabalho em alguns momentos do dia pode ser benéfico e ajudam a manter sua qualidade de vida. Porém, é importante estipular limites para essas solicitações. Converse com as pessoas que moram com você e defina acordos claros para que ninguém saia frustrado ou prejudicado.

5. Não abraçar a nova realidade virtual

Para muitos profissionais, a realidade do home office veio para ficar. Então, se este é o seu caso, é preciso aproveitar essa oportunidade para investir no desenvolvimento de novas habilidades que vão impactar positivamente na sua produtividade.

Dominar tecnologias e seguir todos os passos anteriores é fundamental para se destacar no trabalho, tornando-se um profissional cada vez mais completo. Afinal de contas, a palavra do momento é “resiliência”, não é mesmo?


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Leia também: 

5 aplicativos curiosos para você ‘dar um up’ na sua produtividade no home office

Transformação digital: um passo a passo para você digitalizar a sua empresa durante a pandemia

5 sites que vão te ajudar a encontrar vagas para trabalhar de casa

Cursos online com certificado ajudam a melhorar a empregabilidade

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: