Eu tenho sido um escritor freelance em tempo integral por quase seis anos. Tem sido uma aventura com bons e maus momentos. Porém, aprendi algumas coisas ao longo do caminho. Para pessoas que atuam direta ou indiretamente com projetos autônomos e estão procurando maneiras de aumentar sua renda, a vida de freelancer pode fornecer um horário flexível e maior controle no quesito de organização do cotidiano.

No entanto, se não está ganhando dinheiro suficiente para alcançar seus objetivos financeiros, pode ser estressante. A boa notícia é que se pode tomar medidas para aumentar o rendimento como profissional autônomo, para que possa aproveitar sua flexibilidade e liberdade sem verificar constantemente o saldo da conta bancária.

Primeiro ponto é que apesar de poder levar tempo para encontrar um trabalho mais bem remunerado, ao conquistar clientes melhores, pode-se aumentar a renda rapidamente. Entretanto, para alcançar esse estágio é preciso cercar-se de freelancers que atuem no mesmo setor, para que estes forneçam melhores contatos e redes de networking interessantes para o seu nicho de atuação.
Uma carteira com notas em real e em euro. Imagem para ilustrar a matéria sobre aumentar o rendimento.

Crédito: Catarina Belova/shutterstock

Diferentemente do mercado privado, os profissionais freelancer geralmente são mais colaborativos uns com os outros. Eles podem disponibilizar novas técnicas, conselhos e caminhos a serem explorados. Como um freelancer trabalhando para construir seu negócio e aumentar a renda, pode ser sábio cercar-se de colegas que pensam, desejam e traçam os mesmos objetivos.

Obviamente, é muito mais fácil também trabalhar em um grande objetivo quando se tem outras pessoas ao seu lado torcendo e oferecendo apoio. Conheci alguns ótimos freelancers nesta jornada, e muitos me ajudaram a aprender e crescer. Por outro lado, se está ao redor de trabalhadores autônomos que estão sempre reclamando, mas não fazendo nada para mudar sua situação, provavelmente também se sentirá preso e se contentará com trabalhos mal remunerados por mais tempo do que deveria.

Esse ponto direciona ao tópico mais importante desse mercado, no qual deve se levar em conta, com quem se está gastando tempo em uma jornada freelance. Ao invés de cobrar pelo tempo de serviço, quando se está trabalhando por conta, o principal fator de trabalho é a produtividade e como tal, depende de como se gere o período de cada atividade. Organizar as tarefas através de cronogramas de horas e ordem de prioridade nas demandas pode facilitar no decorrer das ações no dia a dia.

Por fim, a melhor parte de ser freelancer é que o potencial de renda é ilimitado. Ao contrário de um trabalho assalariado, não há limite definido para o que se pode ganhar em um ano. Ao invés disso, o indivíduo é que controla seus próprios ganhos. Embora leve tempo e provavelmente instabilidade no percurso, é possível ampliar os ganhos para atingir metas de finanças pessoais.


Se você deseja se aventurar no mundo do empreendedorismo e freelance, faça o teste abaixo e descubra se sua ideia vale R$ 1 milhão.

Leia também:

Aposentadoria para autônomo: entre INSS e Previdência Privada, descubra qual é a melhor opção

Empreendedorismo maduro: tudo o que você precisa saber para começar hoje

Empreendedorismo é o caminho para aposentados que buscam oportunidades de gerar renda extra

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: