Para grande parte das pessoas, a aposentadoria é o momento perfeito para desfrutar do merecido descanso que vem depois de trinta a quarenta anos trabalhando. Também pode ser o momento de aproveitar a vida de uma forma mais leve, realizar antigos sonhos, viajar, divertir-se e ter mais qualidade de vida.

Pensando assim, é simplesmente perfeito!

Mas como tudo na vida tem o outro lado, a aposentadoria também pode significar uma fase de perdas e dificuldades financeiras, especialmente para as pessoas idosas.

Isso acontece porque enquanto os custos de saúde, alimentação e outras necessidades básicas tendem a aumentar com o tempo, a renda proveniente da aposentadoria tende a permanecer fixa, ou até mesmo, a diminuir, gerando um grande desafio financeiro.

Como uma renda extra pode ajudar?

Antes de qualquer coisa, vale dizer que ter uma renda extra não significa ter um novo emprego, mas uma forma independente de garantir uma fonte de receita complementar à da aposentadoria.

Um dos motivos para pensar nisso é que a renda proveniente da aposentadoria pode não ser suficiente para arcar com as despesas familiares, especialmente se você for a pessoa de referência do lar, ou seja, chefe da família.

Também é possível que você precise de um dinheiro extra para fazer coisas como viajar, trocar de carro, realizar seus sonhos.

Há ainda, o risco de tentar dar conta de tudo isso e acabar caindo na inadimplência. Um estudo realizado pelo Serasa revelou que, no ano de 2023, houve um aumento de 17% no número de brasileiros inadimplentes na faixa etária de 60 anos ou mais.

Eu sei que ter uma renda extra pode parecer difícil. Mas também sei que este artigo vai te ajudar a dar o primeiro passo nessa direção.

Uma mulher idosa controlando a economia em casa. Imagem para ilustrar a matéria sobre garantir uma renda extra na aposentadoria. Crédito: Krakenimages.com/Shutterstock

Para isso, preparei uma lista com 10 formas de garantir uma renda extra depois da aposentadoria:

1. Ministrar aulas particulares

Certamente você tem habilidades valiosas, desenvolvidas ao longo da vida, para compartilhar com outras pessoas. Você pode até pensar que não, mas todo mundo tem algo a ensinar. Sendo assim, oferecer aulas particulares em diferentes disciplinas, idiomas, música, artes, culinária, contação de histórias ou habilidades técnicas pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro enquanto convive com pessoas de todas as idades.

2. Vender produtos on-line

Com o avanço das tecnologias e a inclusão digital das pessoas mais velhas, iniciar um pequeno negócio on-line está mais acessível do que nunca. De artesanato até itens de colecionador, passando por roupas e tantas outras categorias, os sites de comércio eletrônico oferecem oportunidades quase ilimitadas para você vender (ou revender) seus produtos novos ou usados pela internet e enviá-los para qualquer lugar do Brasil.

3. Prestar consultoria

Se você acumulou experiências ao longo de décadas de trabalho, agora é hora de transformar o seu conhecimento em dinheiro, sem precisar ter um emprego para isso. Seja em sua própria área de especialização, seja na orientação de pequenos negócios, a consultoria pode ser uma fonte lucrativa de trabalho flexível, liberdade geográfica e renda extra.

4. Abrir um negócio

A aposentadoria pode ser o momento perfeito para empreender. Seja começando em casa, como microempreendedor/a individual, seja investindo em uma franquia, empreender pode oferecer a você uma fonte de renda flexível e gratificante. Existem entidades que oferecem cursos de capacitação específicos para quem quer empreender na maturidade.

5. Atuar como freelancer

Alguns sites oferecem uma ampla gama de oportunidades para trabalhadores independentes prestarem serviços, desde tradução de textos até pequenos consertos domésticos, passando por declaração de imposto de renda, por exemplo. Pense em trabalhos que tenham a ver com suas habilidades, seus interesses ou seus hobbies.

6. Ser cliente secreto/a de agências

Tornar-se cliente secreto/a significa avaliar os produtos, o atendimento ou a qualidade dos serviços prestados por diferentes empresas. A vantagem deste tipo de atividade é que além de receber remuneração pela sua avaliação como usuário/a do produto ou serviço, você vai desfrutar de experiências variadas, sem nenhum custo adicional.

7. Fazer compras em supermercado

Se você tem tempo disponível durante o dia, pode aproveitar essa oportunidade para oferecer um serviço de compras em supermercado para pessoas que não têm tempo, que não gostam de fazer compras, que não sabem como escolher seus produtos, ou ainda, pessoas que têm mobilidade reduzida.

8. Ser pet sitter

Cuidar de animais de estimação enquanto seus tutores estão fora de casa pode ser uma maneira muito agradável de ganhar um dinheiro extra, além de lhe proporcionar alegria e companhia. Se você ama os animais, pode aproveitar seu tempo livre para oferecer serviços de pet sitter (uma espécie de babá de animais de estimação). Existem três modalidades diferentes: creche durante o dia, hospedagem durante alguns dias e noites, ou visitas de 1h para verificar o estado geral do animal, oferecer água fresca e comida, cuidar da higiene, brincar e administrar medicação, se for o caso.

9. Ser influenciador/a digital 50+

Com o crescente número de pessoas maduras entre a população, e consequentemente, nas redes sociais, ser influenciador/a digital 50+ está em alta. Você pode compartilhar experiências de vida, dicas de moda, viagens, culinária, hobbies, leituras, piadas, treinos ou qualquer assunto que você domine para atrair um público engajado. Assim, poderá receber dinheiro de empresas e recomendar seus produtos ou serviços. Existem agências especializadas em conectar as marcas e os influenciadores maduros.

10. Escrever um livro digital

Com anos de experiência e muitas histórias para compartilhar, escrever um livro digital pode ser uma excelente forma de ganhar dinheiro e deixar um legado. Você pode explorar temas de interesse pessoal, compartilhar suas memórias de vida, oferecer conselhos sobre assuntos que domina, escrever romances ou textos técnicos. Lembre-se que a vantagem do livro digital é o menor de produção e a possibilidade de vender o livro para vários países. Você ainda pode fazer esse projeto junto com filhos ou netos, o que vai tornar a atividade ainda mais prazerosa.

Bem, essas foram as minhas dicas para você!

Apesar das várias possibilidades de conseguir uma renda extra que você viu aqui, sempre vale a pena ter um planejamento financeiro. Investir tempo e esforços em planejar seu futuro pode proporcionar segurança financeira e conforto durante os anos de aposentadoria, permitindo que você e sua família vivam melhor por mais tempo.

Um abraço e ótimo faturamento para você!


Gostou da matéria? Então entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Dicas para organizar as finanças depois do 60 anos: veja 10 estratégias

Economizar dinheiro: confira 10 formas fáceis de colocar em prática

Aposentadoria MEI: microempreendedor individual pode se aposentar pelo INSS?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: