Você sabia que é possível consultar o INSS pelo CPF? Essa é uma forma prática de fazer a consulta sem precisar do número do benefício do Instituto Nacional de Seguro Social. Este número é aquele que todo segurado do INSS recebe para identificação. 

Ele consta na carta de concessão do benefício, mas é normal que as pessoas não o decorem. Também pode acontecer de você precisar fazer uma consulta e não ter a identificação em mãos em determinado momento.

Por isso, uma forma mais fácil de consultar todas as informações ligadas ao órgão é por meio do CPF. E o melhor: nem é preciso ir a uma agência do INSS para fazer a consulta.

Dá para consultar o INSS pelo CPF através do site

Crédito: Pikselfstock

Aprenda como consultar o INSS pelo CPF

Há algumas formas de consultar o INSS pelo CPF: através do site ou aplicativo Meu INSS ou, ainda, por telefone, pela central de atendimento 135.

Consultar benefício no site Meu INSS

  • Acesse o site Meu INSS.
  • Faça o login com sua senha gov.br. Se não tiver, é possível cadastrar a senha e seguir com os procedimentos.

Também é possível fazer algumas consultas no site do Meu INSS sem a necessidade da senha do gov.br. É o caso de busca por agência, acesso ao calendário de pagamentos e outros serviços. Basta rolar a tela para baixo até a área “serviços sem senha”.

Como realizar o cadastro no Meu INSS?

Aqueles que não possuem cadastro no site do INSS podem realizá-lo, de maneira simples, seguindo esses passos:

1. Acesse o site do Meu INSS;
2. Na página inicial, clique em "Cadastre-se";
3. Insira seu CPF e clique em "Próximo";
4. Preencha as informações solicitadas (nome completo, data de nascimento, endereço, e-mail e telefone);
5. Crie uma senha segura e, então, clique em "Cadastrar";
6. Uma validação será solicitada. Logo, faça a validação do cadastro com o número do benefício ou com o código enviado por e-mail ou SMS.

Importante ressaltar que as informações preenchidas devem ser verdadeiras para que se evite problemas futuros de cadastro. 

Consultar benefício no app Meu INSS

  • A consulta pelo aplicativo (disponível para Android iOS) é similar à consulta realizada via site. Basta entrar com gov.br e informar CPF e senha. Se não tiver cadastro, aproveite para fazer.
  • Autorize o uso de seus dados pessoais caso o app peça.
  • Na tela, aparecerá o nome do beneficiário e número. Aí, basta acessar os serviços disponíveis no menu.

Consultar benefício pela central de atendimento 135

  • Ligue para o número de telefone 135.
  • Informe o seu CPF.
  • Confirme os dados cadastrais solicitados. O objetivo é garantir a segurança do acesso aos dados.

Fique sabendo: quando feita de um telefone celular, a ligação para o 135 tem o custo equivalente a uma ligação local. Já se for realizada de um telefone fixo ou público, a ligação é gratuita.

A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Consultar benefício com Agentes de Atendimento do INSS

Além de poder consultar o INSS pelo CPF nos meios digitais e por telefone, também é possível realizar a consulta dos postos de atendimento prvidenciário. 

Na agência do INSS, o beneficiário pode obter detalhes sobre o benefício ao fornecer o CPF e apresentar documentos pessoais. Contudo, é fundamental lembrar que é preciso ter cadastro no portal Meu INSS e possuir uma senha para efetuar qualquer operação ou consulta.

O que é o número do benefício do INSS?

O número do benefício (NB) do INSS é um número único atribuído pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a cada benefício previdenciário concedido. Seja ele aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros. 

Ele é utilizado tanto para identificar o beneficiário quanto para acompanhar o histórico de pagamentos do benefício. O NB é composto por 10 dígitos e é informado ao beneficiário no momento da concessão do benefício.

É possível descobrir o número do benefício do INSS pela internet?

Para quem esquecer o número ou não tiver certeza, é possível verificar por meio de todas as plataformas mencionadas anteriormente (site, aplicativo, central de atendimento e agentes de atendimento). O NB estará visível na página inicial, juntamente com outras informações relativas ao benefício.

Mantenha seus dados cadastrais atualizados

O INSS ressalta a importância de manter seus dados de cadastro sempre atualizados. Portanto, observe sempre se estão corretos dados como endereço, telefone e e-mail.

A atualização desses dados pode ser feita pelos mesmo canais citados acima: Meu INSS ou central telefônica 135.


Associados do Instituto de Longevidade têm atendimento exclusivo no programa de Assistência do INSS. Conheça a iniciativa e tenha essa facilidade para conquistar o melhor caminho para a sua aposentadoria.


Veja também:

Aposentadoria negada? Conheça os motivos e saiba como recorrer

Benefícios cancelados pelo INSS? Conheça as possíveis causas e saiba como evitar

Primeira parcela do 13º salário do INSS será paga em agosto 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: