Você sabe como fazer prova de vida no caixa eletrônico? Muitas pessoas não sabem que a verificação obrigatória exigida pelo INSS pode ser feita na agência bancária por meio do autoatendimento, sem necessidade de contato com funcionário do banco. Trata-se de uma forma simples e eficaz que pode poupar tempo.

Fique atento(a): na data de veiculação desta reportagem, a obrigação de realização da prova de vida anual está suspensa em razão da pandemia da Covid-19.

Veja a seguir como fazer prova de vida no caixa eletrônico

Para fazer a prova de vida no caixa eletrônico é preciso fazer o procedimento em agência do mesmo banco pelo qual se recebe o benefício do INSS. Além disso, é necessário estar cadastrado no sistema de biometria da instituição financeira.

No procedimento de cadastro da biometria são colhidas as suas digitais. Depois, você pode ser identificado no caixa eletrônico ao colocar o dedo sobre equipamento que faz a leitura da digital.

Como cada pessoa tem uma impressão digital diferente, é possível comprovar que quem está acessando a conta é o beneficiário. Por isso, alguns bancos consideram a prova de vida sempre que um cliente que seja beneficiário faz uma movimentação financeira por meio de caixa eletrônico com biometria, como saque ou transferência.

Dentre os bancos que aceitam essa modalidade de prova de vida no caixa eletrônico estão: Itaú, Bradesco, Caixa e Santander.

Aprenda como fazer prova de vida no caixa eletrônico ou por aplicativo | Foto: Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock

Aprenda como fazer prova de vida no caixa eletrônico ou por aplicativo | Foto: Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock

Quem precisa realizar prova de vida?

A prova de vida é um procedimento obrigatório para aposentados e pensionistas do INSS. A etapa é necessária para aqueles que recebem benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Todos os anos, os segurados precisam comprovar que estão vivos. O objetivo da medida é evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Prova de vida digital

Em agosto de 2020, o INSS lançou a prova de vida digital como forma de realizar o procedimento essencial sem colocar em risco a saúde dos beneficiários em tempos de pandemia. Inicialmente, a prova de vida digital foi realizada apenas com um grupo de 550 mil pessoas de todo o Brasil. Depois, em fevereiro de 2021, outros 5,3 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social foram integrados à modalidade.

A prova de vida digital é feita com o reconhecimento facial por meio do aplicativo ou site do Meu INSS. Os dados são colhidos com a câmera do celular e comparados com as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, apenas quem já tem título de eleitor ou CNH digital pode realizar o procedimento no formato digital.

O Banco do Brasil também passou a disponibilizar a prova de vida digital para clientes da instituição financeira que recebem benefícios do INSS por meio de crédito em conta.



Use sua aposentadoria com sabedoria! Baixe agora nossa planilha de planejamento financeiro para organizar suas finanças. É gratuita!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: