Durante o mês de novembro, pessoas endividadas poderão participar do mutirão nacional de negociação de dívidas. A ação, que começa hoje (1º), vai até o dia 30 e conta com orientação financeira para as aqueles que querem limpar o nome.
O mutirão nacional de negociação de dívidas tem o objetivo de ajudar pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e demais tipos de instituições financeiras a quitar as dívidas. Porém, não podem participar das ações pessoas com dívidas atreladas a bens dados em garantia
As negociações podem ser feitas digitalmente, por meio da plataforma Consumidor.gov.br. Também é possível usar os canais diretos das instituições participantes, disponíveis na página do mutirão.
Empresas que participam do mutirão nacional de negociação de dívidas
O mutirão nacional de negociação de dívidas oferece oportunidade de renegociação de dívidas com desconto e parcelamentos acessíveis.
-
A ação é uma iniciativa do:
-
Banco Central (BC);
-
Federação Brasileira de Bancos (Febraban);
-
Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon);
-
Procons de todo o país.
Os interessados também terão acesso ao link do Registrato. Ele é um sistema do Banco Central que informa todos os relacionamentos do cidadão com o sistema financeiro.
Na página, é possível consultar informações sobre dívidas com bancos, com órgãos públicos, cheques devolvidos, contas, chave PIX e operações de câmbio. A página do mutirão também dará acesso à plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia, da Febraban.
Crédito: Rafastockbr/shutterstock
Como o mutirão nacional de negociação de dívidas acontecerá esse ano?
Para 2022, o mutirão irá alertar os cidadãos sobre o superendividamento e a possibilidade de pedir renegociação, conforme previsto na Lei 14.181/21. De acordo com a lei, os cidadãos com superendividamento têm direito a renegociar o valor global do débito, simultaneamente com todos os credores.
Para o BC, esse tipo de ação permite acordos mais vantajosos do que negociar uma dívida com cada banco. Além disso, o BC orienta pessoas com suspeita de superendividamento a não renegociar os débitos pelo mutirão. De acordo com o órgão, elas devem procurar ajuda especializada nos órgãos de proteção e defesa do consumidor. Os links direcionado para essa finalidade estão disponíveis na página do mutirão.
O último mutirão foi realizado em março de 2022 e, na ação, 1,7 milhão de contratos em atraso durante 25 dias foram renegociados.
Ter um planejamento financeiro é uma excelente maneira de não criar dívidas. Faça o teste abaixo e descubra se você sabe guardar dinheiro.
Leia também:
Sair das dívidas até o fim do ano é possível? Confira dicas de ouro
Quase 80% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo CNC
Campanha Você no Azul é criada para regularização de dívidas; veja como irá funcionar