O final do ano está chegando e, com ele, diversas festas de celebração e brincadeiras de amigo secreto, o que naturalmente já leva à compra de presentes. Mas como comemorar e agradar sem estourar o orçamento?

De acordo com Thiago Martello, fundador da Martello EF, empresa que abocanhou investidores no programa Shark Tank Brasil ao oferecer uma metodologia própria, a primeira orientação para o fim do ano é estabelecer um limite de quanto se pode gastar com presentes.

“Se a pessoa não colocar um limite, a tendência é gastar o que pode e o que não pode, pois o fim de ano tem uma série de ocasiões muito propícias para presentear”, avisa. 

Martello também lembra que o período é de 13º salário para quem é CLT, valor que, muitas vezes, é considerado como um adicional no orçamento. “As pessoas esquecem que terão despesas no começo do ano, por isso, não basta apenas ganhar 13º e sair presenteando todos por aí. Ainda assim, é preciso planejamento”, orienta.

Sobre uma mesa estão um cofre de porco, um óculos e um notebook. Ao fundo, uma mulher 50+ mexendo no notebook. Imagem para ilustrar a matéria sobre comprar sem estourar o orçamento. Crédito: Studio Romantic/Shutterstock

Como comprar sem estourar o orçamento?

Além do estabelecimento de um limite de gastos, Martello recomenda que seja feita uma lista de presentes para que a pessoa saiba de fato quem realmente deve ganhar uma lembrancinha, evitando compras por impulso. “É importante também considerar valores baixos para os presentes. O que mais vale é a consideração em presentear. Valem lembrancinhas e até peças de brechós que, atualmente, são muito bem vistas por conta da sustentabilidade”, aconselha.

Outra sugestão do especialista é fazer os presentes em casa. “Quem sabe cozinhar, por exemplo, pode aproveitar a época e fazer bolos ou biscoitos decorados, que sempre agradam e saem muito mais baratos do que comprar pronto. Ou, ainda, quem faz artesanato, pode usar a criatividade para presentear familiares e amigos”, sugere.

Quem vai participar de amigos secretos muitas vezes vai precisar escolher em vez de dizer “sim” para todos. “O amigo secreto é uma ótima forma de todos serem presenteados e de cada um gastar menos com presentes. Porém, se a pessoa tiver um amigo secreto em cada canto, de nada adiantará, pois as diversas compras podem prejudicar o bolso. É importante avaliar de quais trocas de presente será possível participar”, afirma Martello.

Finalmente, o especialista aconselha que se considerem presentes não materiais para celebrar.

“Muitas vezes, oferecer experiências e tempo de qualidade, como um passeio ao parque ou um café gostoso em casa, pode valer mais a pena do que simplesmente comprar alguma coisa para presentear. Precisamos pensar, afinal de contas, que o objetivo principal de tudo isso é fazer as pessoas se sentirem amadas”.

Artigo originalmente enviado por Martello Educação Financeira

Sobre a Martello Educação Financeira

Criada em 2015, a Martello Educação Financeira é uma fintech e edtech que oferece planejamento financeiro com uma metodologia própria e inovadora, por meio de cursos, mentorias e diagnósticos para melhorar o relacionamento com dinheiro. Já realizou mais de mil atendimentos e possui mais de 500 alunos. Acesse o site.


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsAppe receba conteúdos na palma da sua mão.


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: