O 5º e último lote de restituição do Imposto de Renda (IR) já está disponível para consulta a partir desta sexta-feira, 23 de setembro. Normalmente, a Receita Federal abre a possibilidade de checar se o nome do contribuinte está na lista uma semana antes da data de depósito. Dessa vez, o último lote de restituição será pago em 30 de setembro.
Quinto lote do Imposto de Renda 2022: como consultar
Se você ainda não recebeu a restituição e tem dinheiro a receber, acesse o site da Receita e informe seu CPF e sua data de nascimento. É só digitar os números, sem separadores nem barras. O pagamento é realizado na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda.
Caso exista algum problema, como uma conta que não está mais ativa, e o seu crédito não seja depositado no último lote de restituição do Imposto de Renda, o valor ficará à disposição por até um ano no Banco do Brasil. Mas, nesse caso, é necessário reagendar o crédito pelas centrais de relacionamento do Banco.
Crédito: goodluz/shutterstock
Pagamento do último lote da restituição do Imposto de Renda obedece o calendário
O pagamento do último lote do Imposto de Renda obedece o calendário da Receita Federal. O primeiro pagamento foi feito em 31 de maio e priorizou idosos, pessoas com deficiência e professores. Depois, os pagamentos foram seguindo a ordem de entrega das declarações. Quem entregou antes, recebeu antes.
Normalmente, a Receita Federal não divulga com antecedência as datas de pagamento das restituições. É preciso checar a cada lote se seu nome está na lista.
Existem alguns motivos que podem levar alguém que tem direito a não receber restituição. Por exemplo, se a conta declarada não existe mais ou se você preencheu dados incorretos referentes à conta. Outra razão é ter preenchido os dados com a conta de outra pessoa. Isso porque a transferência só é realizada para contas que estão no nome do próprio contribuinte.
Guia da Longevidade Financeira
Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.
Leia também:
Receita Federal alerta sobre novo golpe da restituição
Saiba como conseguir renda extra vendendo tudo que você não usa mais
Isenção do imposto de renda para aposentados: confira doenças que dão direito