O índice de desemprego no Brasil foi de 9,1% de maio a julho, de acordo com dados da Pnad Contínua. O percentual representa 9,9 milhões de pessoas e se refere aos brasileiros que não estavam ocupados no período. Ou seja, também abrange trabalhadores informais. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa de desemprego no Brasil medida pela Pnad Contínua é considerada a principal para medir o mercado de trabalho no país. O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) também foi divulgado nesta semana e mostrou abertura de 218,9 mil novas vagas em julho. Porém, os dados são relacionados somente a contratos em carteira (CLT). São as próprias empresas que enviam as informações.

No caso da Pnad, a pesquisa é realizada por meio de entrevistadores, que conversam com uma amostra da população sobre sua situação de trabalho. No trimestre citado, a pesquisa da Pnad que apontou o percentual de desemprego no Brasil foi obtida através de uma amostra de 211 mil domicílios em 26 estados e no Distrito Federal. 

Taxa de desemprego no Brasil considera trabalho informal

Foto: Jerome Quek/shutterstock

Taxa de desemprego no Brasil considera a força dos trabalhadores informais

No período da pesquisa, os trabalhadores informais responderam por 39,8% da força de trabalho no Brasil. Neste grupo estão todos que trabalham por conta própria, sem CNPJ, trabalhadores que não são registrados e trabalhadores familiares auxiliares. A taxa de desemprego registrada é a menor para o período desde 2015.

O maior número de trabalhadores informais esteve em dois grupos: comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas. Juntos, eles permitiram a ocupação de 692 mil pessoas. Na sequência, vieram os setores de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais. Nestes, 648 mil pessoas conseguiram trabalho.Houve estagnação apenas no setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. 

Com relação ao rendimento médio do trabalhador, ele foi de R$ 2.693 no trimestre da pesquisa. Pela primeira vez em dois anos houve crescimento real, de 2,9% em relação ao período anterior. Ele é resultado, porém, do aumento da renda de empregadores, militares e funcionários públicos estatutários. Nos outros grupos não houve aumento.


Precisando melhorar a qualificação? Cadastre-se e tenha acesso a diversos cursos gratuitos no portal do Instituto de Longevidade MAG. 

Botão para que as pessoas com mais de 40 anos possam acessar a página de cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG.Imagem para ilustrar a matéria sobre profissões para quem tem mais de 50 anos. 


Leia também:

5 trabalhos para você ter uma renda extra 

Cada vez mais Idosos buscam emprego no Brasil 

Dia do Estudante: a importância de continuar ativo após os 50 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: