A inflação alta voltou a ser um pesadelo para os brasileiros que se deparam com preços que sobem a cada ida ao supermercado. É natural que a grande pergunta que esteja sendo feita é: até quando vai isso? Quais as expectativas do mercado para a inflação no País?

De acordo com o relatório Focus, que contém projeções de analistas e é divulgado pelo Banco Central (BC), a inflação alta deve permanecer ao longo do ano, encerrando 2022 em 7,54%. O percentual é a estimativa do mercado para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para esse ano.

A projeção é menor que a da semana passada, quando analistas previam que a inflação de 2022 seria de 7,67%.

previsão é de inflação alta para 2022 e 2023

Crédito:Denys Kurbatov/shutterstock

Inflação alta em 2023 também

Mas se a projeção para a inflação em 2022 caiu um pouco, o mesmo não se pode dizer para o ano que vem. Para 2023, os analistas subiram a projeção, esperando uma inflação alta ainda, de 5,20%. O percentual é maior que os 5,09% divulgados na projeção anterior.

Com relação a 2022, a ligeira queda na expectativa do IPCA reflete a queda no preço dos combustíveis e na conta de luz que é esperada para os próximos meses. Para 2023, entretanto, acredita-se que a pressão nos preços será maior do que a esperada no Brasil.

Com a expectativa de inflação alta se mantendo, o mesmo acontece com a previsão para a taxa de juros. Os analistas acreditam que a Selic fechará em 13,75% em 2022, continuando alta para tentar combater a inflação.

Já para o PIB (Produto Interno Bruto), a expectativa do mercado é de alta de 1,59% para o ano de 2022. O percentual é menor que o 1,75% divulgado na última previsão. Já para 2023, os analistas acreditam em um PIB de 0,5%.


Quer ficar atualizando recebendo conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Entenda como lidar com a inflação e proteger o bolso 

Veja a inflação do prato feito brasileiro 

Veja o que diz a pesquisa Datafolha sobre problemas financeiros  

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: