O Instituto de Longevidade divulgou nesta sexta-feira, 24 de março, um boletim com números referentes ao IPCA-15, (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Você sabe o que é o IPCA-15?
O IPCA-15 é um dos índices que mostram o aumento do custo de vida da população. Ou seja, em que pé anda a inflação no período medido. Ele foi criado visando mostrar a variação dos preços no mercado varejista e é uma prévia do IPCA, o índice que mede oficialmente a inflação no Brasil.
Resumidamente, o IPCA-15 mostra qual deve ser a tendência para o IPCA, ou seja, a tendência para a inflação no final do mês. O período de coleta, que ocorre em estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços, e concessionárias de serviços públicos e domicílios começa no dia 16 do mês anterior e vai até o dia 15 do mês vigente.
Foto:Mikael Dankier/ Shutterstock
Confira alguns números do IPCA-15 de março apontados pelo boletim do Instituto de Longevidade:
- O IPCA-15 de março apresentou alta de 0,69% em comparação com o mês de fevereiro.
- No acumulado de 12 meses, o índice registra alta de 5,4%.
- Um dos grupos que apresenta maior alta é o de vestuário. Em 12 meses, o índice indica uma alta de 14,9%. Ou seja, fique atento para não gastar mais do que deve nesses itens.
- Outra alta significativa é a de saúde e cuidados pessoais. A alta registrada pelo índice em 12 meses é de 11,9%. Recentemente, publicamos uma matéria tratando do aumento dos preços de medicamentos que deve ocorrer no final do mês. Vale a pena para a leitura para se precaver.
- Já o grupo Transportes apresentou queda de 0,4% em 12 meses, segundo registrado pelo IPCA-15 de março.
Para ter acesso ao boletim completo com gráficos comparativos clique aqui.
O Instituto de Longevidade oferece descontos em medicamentos para seus associados. O serviço é gratuito e é uma parceria exclusiva com a Drogasil e a Droga Raia, integrantes da maior rede de farmácias do Brasil.
Para ser um associado do Instituto, basta clicar aqui e se cadastrar sem custo algum.
Leia também:
Conheça os boletins macroeconômicos produzidos pelo Instituto de Longevidade
Inflação oficial pode ter percepção diferente no dia a dia
Entenda como lidar com a inflação e proteger o bolso