Contribuintes podem ganhar um maior prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021. Uma votação realizada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (31) aprovou o Projeto de Lei (PL) 639/21, que posterga a data limite de 30 de abril para 31 de julho. O PL segue agora para análise e votação dos senadores.

A nova data, contudo, não altera o cronograma de restituições, e o pagamento do primeiro lote permanece para 31 de maio. O texto também autoriza o pagamento da cota única ou das cotas vencidas até 31 de julho sem acréscimo de juros ou penalidade de qualquer natureza.

O projeto é um substitutivo do relator, deputado Marcos Aurélio Sampaio, do MDB do Piauí.

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 é prorrogado

Postergado o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda 2021. Foto: Leonidas Santana / Shutterstock

Se o PL for aprovado, este será o segundo ano consecutivo em que o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda é prorrogado devido à pandemia de Covid-19. Em 2020, uma instrução normativa da Receita Federal passou a data final para envio da declaração para 30 de junho.

É importante lembrar que, mesmo com um prazo maior, é interessante enviar logo a declaração do Imposto de Renda para evitar problemas de instabilidade no sistema da Receita Federal, comuns de acontecer próximo ao prazo final de envio. Sem contar que, os primeiros que declararem o imposto de renda e que tiverem valores a receber terão prioridade nos lotes iniciais de restituição. 


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Leia também

IR 2021: como declarar se você teve suspensão de contrato de trabalho ou redução de jornada

10 dicas de como declarar Imposto de Renda em 2021

Sintomas financeiros podem aparecer até 6 anos antes do diagnóstico de Alzheimer, alerta estudo

Governo deve reeditar medida que permite redução de jornada ou de salário de trabalhadores

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: