Contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências podem começar a consultar hoje. O s lotes residuais de restituição do IR referente ao IRPF 2021 e anos anteriores estão disponíveis para verificação. 

De acordo com a Receita Federal, cerca de 212 mil contribuintes caíram na malha fina. Ao acertas as contas com o Fisco, irão receber em torno de R$ 210 milhões na próxima semana. 

Leão representando restituição do IRCrédito: Ingo Stiller/Unsplash

Restituição do IR: saiba como consultar

Quem ainda nem sabe se caiu na malha fina deve acessar o extrato do IR no e-CAC, Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal para verificar. É possível usar o código de acesso que é gerado na página da Receita ou certificado digital para a consulta.

Caso tenha pendências, é preciso corrigir, enviando uma declaração retificadora para receber restituição do IR adiante caso tenha direito.

E para consultar se você, que fez a declaração retificadora, terá direito à restituição do IR.Basta, então, acessar a página da Receita Federal diretamente pelo site ou por aplicativo. As consultas, que começaram hoje, a partir das 10h, já podem ser realizadas.

De acordo com a divulgação do portal Agência Brasil, o pagamento será feito em 31 de março. Ele será depositado diretamente na conta informada na declaração do Imposto de Renda. Ainda, segundo a fonte, 212.711 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados. Deles, 2.790 possuem 80 anos ou mais, 21.540 têm entre 60 e 79 anos. Além disso, 2.199 têm alguma deficiência física, mental ou doença grave e 7.542 têm o magistério como principal fonte de renda.

Caso a conta bancária informada na declaração esteja desativada ou não exista mais, os valores se manterão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O beneficiário, então, poderá agendar o depósito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia Mais:

Saiba como se programar ao longo do ano para pagar menos IR 

IR: Faixa de isenção pode subir em 2022 

Metas de ano novo podem requerer organização financeira

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: