Martinho da Vila teve a aposentadoria suspensa por falta da prova de vida. Desde setembro de 2023, o sambista luta na Justiça Federal contra o INSS para voltar a receber a aposentadoria em seu nome, válida desde 2006.

No ano passado, ele percebeu a interrupção do depósito do valor de sua aposentadoria.  Foi então que Martinho descobriu que o pagamento estava suspenso devido à falta da prova de vida, um procedimento obrigatório para os beneficiários do INSS.

Desde julho de 2021, o sambista não recebe seu benefício e desde então tem tentado restabelecer o pagamento. Entre outubro de 2022 e junho de 2023, Martinho realizou 13 novas provas de vida para reivindicar seu direito.

A Seguridade Social não restabeleceu o pagamento automaticamente e não forneceu uma previsão sobre os valores retroativos a serem pagos. Especula-se que o pagamento seja de aproximadamente R$ 80 mil. Por isso, Martinho buscou a assistência de seus advogados para assegurar seus direitos por meio do sistema judicial. O caso está sendo tratado na 31ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

Martinho da Vila posando para foto. Imagem para ilustra a matéria sobre Martinho da Vila teve a aposentadoria suspensa. Crédito: A.PAES/Shutterstock

Martinho da Vila teve a aposentadoria suspensa: entenda a importância da prova de vida

A prova de vida é um procedimento que serve para confirmar que os beneficiários estão vivos e são elegíveis para continuar recebendo seus pagamentos. Sejam eles de aposentadoria, pensão ou outros benefícios sociais. Ao exigir a prova de vida, as autoridades previdenciárias podem reduzir o risco de fraudes e pagamentos indevidos, garantindo que os recursos sejam direcionados para aqueles que realmente necessitam deles.

A prova de vida é muito importante para os sistemas de previdência social. Ela ajuda as autoridades a manterem os registros dos beneficiários atualizados. Isso é essencial para garantir que os recursos sejam usados corretamente e que as pessoas certas recebam os benefícios.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Orientações do INSS para agilizar processos: veja como facilitar aprovações

Novas regras do INSS para 2024: veja o que muda na aposentadoria

Marcação de perícia do INSS: como saber se ligações são fake?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: