A implementação do Atestmed provocou um aumento considerável nos pedidos de benefício por incapacidade. Com as orientações do INSS para agilizar processos, o tempo de conclusão dos pedidos pode ser reduzido. Essa é uma maneira de facilitar a aprovação de pedidos.

O Atestmed é uma automação que dispensa a necessidade de agendamento de perícia médica. Seu objetivo é acelerar o processo de análises. Os dados do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) mostram que houve um aumento de 26,99% no número de análise de pedidos em novembro. Tais pedidos eram referentes ao antigo auxílio-doença e a comparação é em relação ao mesmo período em 2022.

Esse novo modelo representa um avanço nas aprovações. Por outro lado, o número de conclusões de outros processos poderia ser maior. O levantamento realizado no setor de Reconhecimento de Direitos vinculado à Gerência-Executiva (GEX) do INSS em Curitiba revelou que mais de 50% dos requerimentos de benefícios não são finalizados na primeira análise.

De acordo com a chefe da Seção de Análise de Reconhecimento de Direitos da GEX Curitiba, Elaine Galvão, muitos processos são indeferidos pelo não cumprimento de exigências. “Se a pessoa não conseguir entrar com todos os documentos, que pelo menos ela acompanhe os canais de comunicação do INSS pela internet para que não sejamos obrigados a indeferir um benefício por falta de manifestação do segurado”, afirma.

Uma mão masculina acessando o aplicativo Meu INSS pelo celular. Imagem para ilustrar a matéria sobre orientações do INSS para agilizar processos. Crédito: rafastockbr/Shutterstock

Veja as orientações do INSS para agilizar processos

Entre as orientações do INSS para agilizar processos estão a apresentação adequada de documentos e o cumprimento das exigências dentro do prazo estipulado. O que pode contribuir significativamente para diminuir o tempo necessário para a conclusão dos pedidos de benefícios.

Em grande parte dos casos, conceder ou indeferir pedidos é inviável pela falta de documentação. O que resulta diretamente no tempo necessário para a conclusão do processo.

O INSS também orienta que os segurados, após a abertura do processo, se mantenham ativos nos canais de comunicação para acompanhar o andamento do pedido. O atendimento das exigências de forma eletrônica é realizado diretamente por meio do aplicativo ou site do Meu INSS.

Com isso, é possível fotografar ou digitalizar documentos originais e anexar diretamente no processo. A preferência é que os documentos anexados sejam coloridos e é obrigatório que sejam legíveis. Dessa forma é possível visualizar da forma correta todos os documentos.

O segurado também tem a opção de agendar o atendimento em uma das Agências da Previdência Social (APS). Esse agendamento pode ser efetuado pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android ou iOS.


Se você tem dúvidas sobre os serviços do INSS, conheça o Programa de Benefícios ViverMais, que conta com assistência do INSS. Torne-se um associado e tenha um serviço exclusivo de atendimento para conquistar a sua aposentadoria.

Leia também:

Doenças ligadas ao trabalho: nova lista com 165 patologias são incorporadas ao INSS

Aposentados precisam ter cuidado ao emprestar nome para empréstimos

Programa Desenrola Brasil é prorrogado até março de 2024

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: