O filme Um Senhor Estagiário é uma produção de Hollywood. Mesmo categorizada como comédia, ele traz muitas reflexões relevantes sobre carreira, em especial trabalho para idosos. A trama aborda, com leveza, temas importantes como a mulher no mercado de trabalho e etarismo.
Essa combinação de humor e reflexão permite que o público se identifique com os personagens e os desafios que eles enfrentam. , tornando o filme não apenas uma diversão, mas também uma fonte de aprendizado e inspiração.
Um senhor estagiário: um resumo sobre o filme
A produção foi lançada em 2015 e é estrelada por Robert De Niro. O ator vive Ben, um executivo que trabalhou a vida toda com listas telefônicas. Aos 70 anos, está aposentado e viúvo. Mesmo viajando e aprendendo novos idiomas, ele se vê desmotivado com a vida por não ter uma rotina de trabalho.
É aí que entra a empresa fundada por Jules, jovem empresária de sucesso vivida por Anne Hathaway. A startup de venda on-line abre um programa de estágio voltado para idosos e Ben decide se aplicar.
Ele é contratado e passa a acompanhar Jules em suas atividades. Um Senhor Estagiário mostra como, no começo da empreitada, Ben chega a sofrer preconceito por sua idade. Ele vive como se a diferença entre gerações tornasse impossível o trabalho entre eles. Porém, ao longo do tempo eles criam uma relação de confiança e aprendizado mútuos.
Lições do filme Um Senhor Estagiário sobre carreira na maturidade
1. O aprendizado é mútuo
Um dos principais aprendizados do filme é que cada geração tem muito a aprender com a outra. No começou do programa de estágio, Jules ainda se mostra reticente com a presença de Ben. Porém, logo percebe que a experiência dele poderia trazer a ela conselhos muito úteis.
Mas não é apenas Jules que se beneficia nessa relação. Ben também se surpreende com a determinação da jovem empresária e aprende novas habilidade com ela, inclusive como usar as redes sociais.
2. Estar aberto a novas oportunidades
Ben era um executivo de sucesso e já tinha percorrido um longo caminho em sua carreira. Mesmo assim, se abriu para a oportunidade de ingressar como estagiário em uma nova empresa. Uma chance de iniciar em uma área de atuação nova e totalmente diferente da qual ele estava acostumado a atuar.
O aposentado poderia negar a oferta por se sentir mais qualificado que o trabalho. Também poderia ter recusado se rebaixar ao nível de estagiário. Mas, ao contrário disso, ele topou a oportunidade como uma forma de vivenciar novas experiências.
Em nenhum momento, se colocou como uma pessoa que já sabia de tudo e indisposta a aprender. Como resultado, conseguiu se divertir, conheceu novas pessoas e preencheu seu tempo com um trabalho agradável.
3. Saber lidar com as diferenças e acolhê-las
No seu primeiro dia de trabalho, já fica claro para Ben as diferenças entre ele e seus colegas de trabalho. Muito mais jovens, na casa dos 20 anos, seus companheiros de equipe têm uma vida bastante diferente. Isso fica evidente ao mostrar os equipamentos que utilizam, nas mídias que se informam e até nas roupas que vestem.
Ao invés de mudar para se encaixar naquele ambiente, Ben se mantém fiel ao seu estilo. Ele segue com seuscostumes, o que é reconhecido pelos colegas. Da mesma forma, ele não rejeita os costumes das gerações mais jovens.
Logo, eles também passam a pedir conselhos de moda para o novo estagiário. As diferenças, que poderiam afastá-los, acabam por estreitar os laços entre eles.
Filmes sobre pessoas idosas no mercado de trabalho
Um Senhor Estagiário não é o único filme que aborda a temática da carreira no maturidade. Com outras perspectivas e formatos, algumas outras produções também usam o universo maduro como centro da história. Como por exemplo:
RED: Aposentados e Perigosos
A comédia conta com a atuação de famosos do cinema, como Bruce Willis, Morgan Freeman, Brian Cox, Helen Mirren, John Malkovich. No filme, ex-agentes da CIA, já aposentados, voltam a ativa para desvendar casos histórias do passado.
Todo o enredo deixa claro que envelhecer e se aposentar não significa perder a eficácia em sua carreia. Muito pelo contrário, amadurecer traz visões ainda melhores sobre a vida e as pessoas, que podem melhorar o desempenho.
Grace & Frankie
A série conta a histórias de duas mulheres maduras que têm a vida abalada depois que seus maridos decidem terminar o relacionamento. As protagonistas, além de encontrarem conforto na amizade uma da outra, tornam-se empreendedoras.
Durante a jornada das amigas, muitas críticas surgem, mas elas mostram que empreender com propósito e criatividade é para todos.
O método Kominsky
Um ex-ator que não encontrou o sucesso que esperava cria o seu próprio método e se torna professor de teatro. Com o suporte de seu amigo e agente, vivem as aventuras do envelhecimento, percebendo que viver é aprender coisas novas, independente da idade.
Quer se manter atualizado? Aproveite os cursos de qualificação disponíveis pelo Instituto de Longevidade. Os cursos fazem parte de um pacote de benefícios do Programa ViverMais.
Com a iniciativa, associados do Instituto de Longevidade têm acesso a mais de 200 cursos. Estude temas que impactam diretamente na qualidade de vida e na saúde financeira.
Conheça o Programa de Benefícios ViverMais e veja como ter mais qualidade de vida na sua aposentadoria e na carreira.
Leia também:
Desemprego longo pode ser causado pelo etarismo, aponta estudo
O etarismo no mercado de trabalho e suas consequências para o público 50+
Etarismo: conheça o preconceito por idade e saiba como combatê-lo