Caros amigos e amigas do Instituto de Longevidade MAG,
Como homem idoso, permitam-me iniciar congratulando aos mais de 32 milhões de brasileiros entre os quais me incluo, pela celebração do Dia da Pessoa Idosa 2024. Comemorado em 01/10, essa é uma data para dar evidência à mais relevante e estrutural mudança social vivida pela sociedade humana ao longo do século XX: a conquista da longevidade. Lançamos esse pequeno filme para honrar aos homenageados, o qual convido vocês a assistir.
Sendo parcela cada vez maior da sociedade, é natural que cada vez mais nós ocupemos o centro das atenções de empresários, políticos e tomadores de decisão. Mas será que isso é realmente assim? A despeito de iniciativas louváveis como a Longevidade Expo+Fórum 2024, da qual o Instituto de Longevidade MAG orgulhosamente participou (veja aqui o registro audiovisual) acredito que ainda tenhamos muito a ganhar em representatividade e reconhecimento da nossa relevância.
Quando digo “nossa relevância”, não quero de modo algum estimular cisões ou dar a entender que nutrimos aspirações de tratamento especial. Somos cidadãos de direitos, como quaisquer outros, e temos, sim, particularidades. Qual grupo não as têm? O ponto que desejo marcar é que, dado o acelerado crescimento do grupo de pessoas acima de 60 anos, essas particularidades podem e precisam ser cada vez mais bem entendidas e atendidas.
Para isso, contamos com o envolvimento das outras gerações, mas de modo algum devemos ceder da posição de protagonistas do nosso destino. E outubro de 2024 é um excelente momento para ativamente fazer nossa voz ser ouvida. Teremos eleições municipais. Veja quais propostas seus candidatos a vereador e prefeito têm para as pessoas idosas de sua cidade. Relembro a vocês o dado que nosso índice de avaliação da preparação de municípios brasileiros, o IDL, deixou em 2023: menos de 7% das cidades do país têm desempenho satisfatório. Vale dizer que um cenário onde pessoas idosas são respeitadas é benéfico a pessoas de todas as idades!
E por falar em direitos, gostaria de falar de um benefício que o Instituto de Longevidade MAG oferece a seus associados que dialoga diretamente com essa agenda. Trata-se do Atendimento INSS. Por meio desse benefício, damos orientações básicas sobre como requerer seus direitos previdenciários, tirando dúvidas a respeito de tempo de contribuição e dando orientações para uso do serviço Meu INSS. Caso você tenha entre 50 e 75 anos, ou seja aposentado e/ou pensionista de 18 a 75 anos, e tenha interesse em conhecer esse e outros benefícios ofertados pelo Instituto de Longevidade MAG, peço que visite a página do Programa ViverMais.
Cordialmente,
Nilton Molina.
Leia também:
Expo Longevidade tem presença do Instituto tratando de nova aposentadoria e transição de carreira
Iniciativas para promover longevidade no Brasil crescem em diversos setores