Richard Morgan está sendo investigado por estudiosos que buscam desvendar os segredos de sua longevidade. O irlandês de 93 anos chamou a atenção ao iniciar sua rotina de exercícios por volta dos 70 anos. Atualmente, ele exibe um nível aeróbico equiparável ao de uma pessoa de 30 anos. Além disso, 80% de seu corpo é composto por músculos e apenas 15% de gordura.

A rotina de treinamento de Richard Morgan envolve cerca de 40 minutos diários, iniciando com uma remada de 30 quilômetros, seguida por sessões de musculação para fortalecer sua resistência. Ele ainda faz uma variedade de treinos que alternam entre alta e baixa intensidade. Morgan já remou o equivalente a quase 10 vezes ao redor do mundo e venceu quatro campeonatos mundiais de remo.

Os cientistas da Universidade de Limerick monitoraram a atividade cardíaca, pulmonar e muscular de Morgan durante suas sessões de remo. Os resultados detalhados foram documentados em um estudo de caso publicado no Journal of Applied Physiology.

O pulso de Morgan atingiu um máximo de 153 batimentos por minuto. O valor supera a frequência cardíaca máxima esperada para sua idade. Isso o coloca entre os picos mais elevados registrados para indivíduos na faixa dos 90 anos, sugerindo uma enorme força cardíaca.

Richard Morgan praticando remo. Crédito: Row2k

Como Richard Morgan conquistou um envelhecimento saudável?

Morgan é ex-fabricante de baterias e padeiro. Ele iniciou sua jornada de exercícios há apenas 20 anos e se tornou um modelo de saúde e condicionamento físico. Morgan adere a uma dieta que enfatiza a ingestão de proteínas, um componente crucial para a construção muscular e a manutenção de um metabolismo vigoroso.

Diversos estudos já evidenciaram o benefício de atividades físicas para quem tem 65 anos ou mais. Aqueles que praticam exercícios têm uma redução de 28% no risco de mortalidade por todas as causas. Além disso, um estudo publicado na revista Circulation em 2022 revelou que adultos que participavam de atividades físicas vigorosas por 75 a 149 minutos por semana tinham um risco de mortalidade 19% menor. Aqueles que se exercitavam de 150 a 299 minutos por semana tiveram uma redução de 21% a 23% de mortalidade.


Gostou da matéria? Então entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Musculação faz bem para o cérebro de pessoas idosas, aponta pesquisa

Exercícios físicos e boa alimentação ajudam na saúde dos músculos

Envelhecer bem e com qualidade: 8 sinais de que você está fazendo da forma correta

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: