A tecnologia tem ajudado diversas pessoas a terem mais qualidade de vida. Porém, também está sendo usada para enganar e aplicar golpes. Em uma nova farsa digital, criminosos usam inteligência artificial para se passarem por famosos. O objetivo é convencer pessoas a comprarem produtos pela internet.

William Bonner, Luciano Huck, Dráuzio Varella, Marcos Mion, Sandra Annenberg e Ana Maria Braga são figuras famosas que já foram usadas. O golpe, na qual criminosos usam inteligência artificial, é aplicada por meio de anúncios em redes sociais.

A inteligência artificial faz toda diferença nesse processo. Isso porque, por meio da tecnologia, os golpistas manipulam o rosto dos artistas para que a imagem falsa se pareça o mais próximo da realidade.

Além da utilização de rostos, os golpistas alteram a voz de desconhecidos e de famosos em seus anúncios. As publicações são impulsionadas e direcionadas a públicos específicos.

Com isso, diversas pessoas podem acreditar que essas falsas imagens são reais. Sendo, dessa forma, convencidas de que aquele produto anunciado realmente é bom e vale a pena.

Quando criminosos usam inteligência artificial as fraudes são complexas. Elas usam uso indevido da imagem, produto falso, golpe financeiro e tudo veiculado na internet.

Em entrevista ao Fantástico, o médico Dráuzio Varella se mostra triste com a situação. "É horrível você saber que tem gente que está vendo aquilo e achando que é você que está falando ali", comenta.

Divulgação Fantástico/TV Globo

Criminosos usam inteligência artificial: o que diz a legislação?

O Conar, Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária, composto por veículos de comunicação, agências de publicidade e anunciantes, possui um código ético. Os veículos implementam um sistema de controle na recepção de anúncios, rejeitando, bloqueando e recusando aqueles que são claramente irregulares. Qualquer denúncia do público ou de partes prejudicadas requer uma avaliação imediata.

O Conar afirma estar em negociações com as redes sociais, porém, até o momento, elas não aderiram à autorregulação.

Como as grandes empresas se posicionam?

Diante de questionamentos judiciais, as redes sociais argumentam que o Marco Civil da Internet de 2014 assegura a liberdade de expressão. No entanto, é crucial observar que o marco refere-se à opinião, não aos anúncios. No Brasil, não existe uma legislação específica para propaganda.

O TikTok esclareceu que suas políticas proíbem mídia sintética que inclua a imagem de qualquer pessoa real não pública. Além disso, não permite mídia sintética de figuras públicas se o conteúdo for utilizado para endossar ou violar outras políticas. A nota destaca a possibilidade de denunciar vídeos considerados violadores das diretrizes, explicando o processo dentro do próprio aplicativo.

A Meta, dona do Facebook, assegura que não autoriza anúncios que promovam atividades fraudulentas. A empresa revisa o conteúdo utilizando tanto inteligência artificial quanto equipes humanas, removendo violações das políticas quando identificadas. A Meta afirma não ter tido acesso ao relatório da NetLab e, portanto, não pode fazer comentários específicos sobre suas conclusões.

Como se proteger de golpes

Como a legislação brasileira ainda não possui regras claras quanto a esse tipo de farsa, todo cuidado é pouco.

Enquanto criminosos usam inteligência artificial para aplicar golpes, é necessário que os usuários das redes sociais estejam atentos aos conteúdos que acompanham. É preciso sempre desconfiar de anúncios de venda de produtos, principalmente se forem figuras públicas e famosas anunciando.

Além disso, como uma regra geral para evitar golpes na internet, nunca compartilhe dados na internet e nas redes sociais, nem clique em links suspeitos.  

Veja mais detalhes sobre o golpe, pela entrevista do Fantástico.


O ViverMais é o programa de benefícios do Instituto de Longevidade que dá suporte tecnológico para seus associados.

Dessa forma, aqueles que possuem alguma dificuldade digital podem contar com ajuda profissional para o uso de celulares, tablets ou computadores.

Torne-se um associado e tenha esse e outros benefícios na palma de suas mãos. 

Leia também:

Golpes do PIX: fraudes crescem no país; veja como se proteger

Os 3 golpes do INSS mais comuns e como se proteger

Proteção contra golpes financeiros: acordo cooperativo irá reforçar proteção a pessoas idosas

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: