Quantos trava-línguas você consegue pronunciar sem se enrolar?
“Num ninho de mafagafos há sete mafagafinhos. Quando a mafagafa gafa, gafam os sete mafagafinhos. Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.”
Se você conseguiu falar sa frases acima de forma clara, parabéns! Você é um “expert” em trava-línguas!
Parte da literatura e do folclore popular, os trava-línguas são frases difíceis de recitar. Isso ocorre devido à repetição de fonemas semelhantes e sílabas muito parecidas que embaralham a mente e a língua das pessoas.
É possível dizer que é uma espécie de jogo verbal que pode ser em verso ou prosa. Muito utilizado para aperfeiçoar a pronúncia e para o divertimento de crianças e adultos.
Por isso, selecionamos 20 trava-línguas bem caprichados para você treinar sua pronúncia e se divertir com os netos e amigos!
Crédito: imtmphoto/Shutterstock
20 trava-línguas para treinar o cérebro
- Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
- A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.
- O rato roeu a rica roupa do rei de Roma! A rainha raivosa rasgou o resto e depois resolveu remendar!
- Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
- O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
- O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.
- O bispo de Constantinopla, é um bom desconstantinopolitanizador. Quem o desconstantinopolitanizar, um bom desconstantinopolitanizador será.
- O doce perguntou pro doce qual é o doce mais doce que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce que o doce mais doce que o doce de batata-doce é o doce de doce de batata-doce.
- O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
- Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia. (tente falar essa com a bocha cheia de farinha)
- Ao longe ululam cães lugubremente à Lua.
- A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
- O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.
- Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
- Toco preto, porco fresco, corpo crespo.
- O peito do pé de Pedro é preto. Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.
- A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.
- O pinto pia, a pipa pinga. Pinga a pipa e o pinto pia. Quanto mais o pinto pia mais a pipa pinga.
- O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.
- Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes.
Ninho de mafagafos: afinal, esses animais existem?
O trava-língua sobre ninho de mafagafos é um dos mais populares. Porém, curiosamente, esses animais não existem. "Mafagafos" não são seres reais ou criaturas existentes na natureza. Na verdade, foi um termo inventado e utilizado na literatura infantil e nas brincadeiras de língua para criar trava-línguas ou expressões divertidas.
Os mafagafos são normalmente retratados como personagens engraçados, imaginários e um tanto misteriosos. Eles são mencionados em trava-línguas para desafiar a pronúncia e a fluência daqueles que tentam repetir rapidamente as palavras.
Na tradição dos trava-línguas, o objetivo é articular corretamente os sons e as sílabas difíceis. O que podem causar confusão quando falados rapidamente. Os trava-línguas são usados como um jogo de palavras divertido e desafiador, especialmente para crianças. Eles ajudam a desenvolver a habilidade linguística e o domínio da fala.
Porém, essa é uma boa forma de manter a mente ativa e estimular a criatividade durante o envelhecimento. Até porque, os estímulos criativos são essenciais para a manutenção da longevidade.
Conheça o Programa de Benefícios ViverMais
O Programa de Benefícios ViverMais foi criado pelo Instituto de Longevidade. Seu objetivo é tornar o processo de aposentadoria mais pleno e satisfatório. Por isso, conta com diversos serviços como descontos em medicamentos, seguro de vida, telemedicina e também cursos de requalificação.
Mantenha sua mente ativa e em constante crescimento com os cursos do Programa ViverMais. Você pode explorar novos interesses, adquirir habilidades e desfrutar de interações sociais significativas.
Isso garante uma aposentadoria enriquecedora e uma mente saudável. Uma maneira para aproveitar plenamente essa fase da vida, através de oportunidades de aprendizado desenvolvidas especialmente para pessoas com mais de 50 ano.
Leia também:
Estímulos criativos e a sua importância na vida e na socialização dos 50+
Declínio cognitivo: pesquisas mostram que atividade física previne doenças ao envelhecer
Efeitos da solidão no cérebro de pessoas idosas: entenda os prejuízos de viver só