A cúrcuma foi reconhecida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, como um alimento extraordinário na luta contra o processo de deterioração humana. Em uma postagem no site Harvard Health Publishing, o autor Robert H. Shmerling explica que consumir cúrcuma diariamente pode trazer efeitos benéficos visíveis a partir da sexta semana.
A cúrcuma possui diversos nomes, entre eles açafrão-da-terra, açafrão-da-índia e turmérico. Ela é uma raiz com propriedades medicinais, contendo ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.
Conheça os benefícios da cúrcuma
Os especialistas da Universidade destacam que esta especiaria aromática, que pertence à mesma família do gengibre, ajuda na prevenção da perda muscular, dores ósseas e problemas de memória.
A curcumina, um composto ativo encontrado na Curcuma longa, pode trazer benefícios como redução da dor, melhora da saúde cardiovascular e cognitiva, além de ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas.
Mas ainda existem outros benefícios. Essa raiz contém ferro, um aliado contra a anemia, manganês, o que auxilia no equilíbrio do colesterol e cálcio, primordial para a saúde dos ossos.
Crédito: New Africa/Shutterstock
Como consumir?
A raiz pode facilmente ser encontrada em cápsulas, comprimidos, extrato, pó ou na forma de suplemento alimentar. O s especialistas indicam que a maneira mais eficaz de aproveitar suas propriedades seja através de chá ou suco. Contudo é sempre fundamental consultar primeiro seu médico antes de consumir qualquer suplemento.
Cuidar da alimentação, da saúde e do processo de envelhecimento requer atenção. O Instituto de Longevidade pode te ajudar com isso por meio do Programa de Benefícios ViverMais. A iniciativa conta com serviços exclusivos, como teleconsulta, descontos em medicamento, seguro de vida, entre outros.
Tenha acesso a orientações médicas com especialista em nutrição e veja quais os melhores alimentos para o seu processo de envelhecimento. Tudo isso na palma da sua mão!
Conheça o Programa ViverMais e descubra como viver mais e melhor!
Leia também:
Alimentação depois dos 50 anos exige reforço de nutrientes
Alimentos que não devem ser consumidos se você quer viver mais: nutricionista japonesa indica lista
Conservação de alimentos pode ajudar na hora de economizar: especialistas mostram como fazer