A cúrcuma foi reconhecida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, como um alimento extraordinário na luta contra o processo de deterioração humana. Em uma postagem no site Harvard Health Publishing, o autor Robert H. Shmerling explica que consumir cúrcuma diariamente pode trazer efeitos benéficos visíveis a partir da sexta semana.

A cúrcuma possui diversos nomes, entre eles açafrão-da-terra, açafrão-da-índia e turmérico. Ela é uma raiz com propriedades medicinais, contendo ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.

Conheça os benefícios da cúrcuma

Os especialistas da Universidade destacam que esta especiaria aromática, que pertence à mesma família do gengibre, ajuda na prevenção da perda muscular, dores ósseas e problemas de memória.

A curcumina, um composto ativo encontrado na Curcuma longa, pode trazer benefícios como redução da dor, melhora da saúde cardiovascular e cognitiva, além de ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas.

Mas ainda existem outros benefícios. Essa raiz contém ferro, um aliado contra a anemia, manganês, o que auxilia no equilíbrio do colesterol e cálcio, primordial para a saúde dos ossos.

Uma pessoa colocando cúrcuma em um copo de água. Crédito: New Africa/Shutterstock

Como consumir?

A raiz pode facilmente ser encontrada em cápsulas, comprimidos, extrato, pó ou na forma de suplemento alimentar. O s especialistas indicam que a maneira mais eficaz de aproveitar suas propriedades seja através de chá ou suco. Contudo é sempre fundamental consultar primeiro seu médico antes de consumir qualquer suplemento.


Cuidar da alimentação, da saúde e do processo de envelhecimento requer atenção. O Instituto de Longevidade pode te ajudar com isso por meio do Programa de Benefícios ViverMais. A iniciativa conta com serviços exclusivos, como teleconsulta, descontos em medicamento, seguro de vida, entre outros.

Tenha acesso a orientações médicas com especialista em nutrição e veja quais os melhores alimentos para o seu processo de envelhecimento. Tudo isso na palma da sua mão!

Conheça o Programa ViverMais e descubra como viver mais e melhor!

Leia também:

Alimentação depois dos 50 anos exige reforço de nutrientes

Alimentos que não devem ser consumidos se você quer viver mais: nutricionista japonesa indica lista

Conservação de alimentos pode ajudar na hora de economizar: especialistas mostram como fazer

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: