Um estudo da ONU (World Population Prospects) mostrou dados importantes sobre o envelhecimento da população mundial. 

Segundo o relatório referente a 2022, em 30 anos, espera-se que o número de pessoas com 65 anos ou mais em todo o mundo seja mais do que o dobro do número de crianças com menos de 5 anos. Além disso, o número de idosos deve ser similar ao de crianças com menos de 12 anos.

Considerando esses dados, estima-se que, em três décadsas, a população idosa seja composta por cerca de 1,5 bilhão de indivíduos no mundo.

Estudo da ONU mostra tendência de envelhecimento da população

Foto: Andrii Yalanskyi/ Arquivo Pessoal

Estudo da ONU mostra expectativas demográficas

De acordo com o estudo da ONU, foram necessários 12 anos para o número de habitantes no mundo passar de 7 bilhões para 8 bilhões de pessoas. Em 2030, o planeta terra deverá chegar a 8,5 bilhões de habitantes. Em 2080, a 10,4 bilhões.

Cada vez mais, a expectativa é que  o número de pessoas com mais de 65 anos aumente. Isso porque tem havido diminuição da taxa de fecundidade. Atualmente, dois terços da população apresentam média de fecundidade abaixo de 2,1 nascidos por mulher.

De acordo com a Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, líder do grupo de pesquisa de Saúde Pública e Envelhecimento para o aumento da população idosa, em entrevista para o portal R7, “o envelhecimento populacional, ou transição demográfica, ocorre como resultado da diminuição progressiva nas taxas de fecundidade e mortalidade e aumento da expectativa de vida".

Por conta desse cenário, é preciso que os países estejam atentos à transição demográfica que traz novas condições de adoecimento e morte entre a população, que será mais idosa. 

Além disso, o envelhecimento trará novas demandas. Entre elas, melhoria dos programas de previdência social, cuidados de saúde e lugares que possibilitem a ampliação das relações sociais, atividades físicas e mentais, e etc.


Você conhece sua idade cronológica, mas e sua idade mental?. Faça o teste abaixo e descubra.



Leia também:

Envelhecimento de qualidade depende de socialização 

Hábitos saudáveis para você começar hoje 

Casa compartilhada reduz custos e melhora qualidade de vida 



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: